Atenção ao idoso é tema de curso promovido pela Sesa e ESP-CE

9 de dezembro de 2011 - 14:49

Fortalecer a abordagem gerontológica para a melhoria da atenção ao idoso e a consolidação do envelhecimento ativo na rede de atenção à saúde do Ceará. Esse é o compromisso do Curso de Fundamentos em Gerontologia, a ser promovido no período de 12 a 20 dezembro, no Hotel Mareiro, em Fortaleza. A iniciativa é da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), através da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). As atividades do curso serão coordenadas pelo Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde da ESP-CE.

 

Dirigido a profissionais de nível superior da rede de atenção à saúde do Ceará, o curso tem como objetivos específicos fazer com que os profissionais de saúde compreendam o processo de envelhecimento a partir de uma visão biopsicossocial; conheçam as políticas públicas de relevância para a saúde da pessoa idosa no Sistema Único de Saúde (SUS); e possam analisar e discutir ações de promoção à saúde do idoso; além de identificar e discutir, de forma interdisciplinar, a abordagem dos principais problemas de saúde do idoso na rede de atenção à saúde do Ceará.

 

Segundo a coordenação do curso, a metodologia do curso baseia-se na construção e elaboração de conhecimentos de acordo com a realidade do participante, utilizando métodos que facilitam o processo dialógico entre o facilitador e participante. Trabalhos em grupos, exposições interativas, análise e estudo de situações problema, estudos dirigidos e exibição e debate de vídeos fazem parte da programação. O conteúdo programático do curso irá abordar temas como envelhecimento, velhice e sociedade, políticas e direitos da pessoa idosa, promoção do envelhecimento ativo e saudável e atenção à saúde da pessoa idosa. Foram disponibilizadas 50 vagas e a duração do curso é de 40 horas.

 

No Ceará

 

O Ceará, mesmo sendo um estado de população jovem, registrou em 2000 um índice de envelhecimento de 27,7% de idosos para cada cem mil indivíduos com idade inferior a 15 anos. Atualmente, o estado possui uma população de 431.551 idosos com 60 a 69 anos, 253.952 na faixa de 70 a 79 anos e 120.859 com 80 anos e mais, perfazendo um total de 806.362 idosos.

 

O setor público da saúde, apesar de estar desenvolvendo ações importantes e pioneiras na saúde do idoso, ainda não consegue assegurar a equidade e a integralidade das políticas de saúde para o envelhecimento, com assistência de qualidade, tanto na prevenção, terapêutica e reablitação aos idosos. Neste contexto, justifica-se a realização de ações voltadas para educação permanente dos trabalhadores do SUS na área estratégica da saúde do idoso, com base nos fundamentos da Gerontologia.

 

Mais informações: (85 3101.1405)

 

09.12.2012

Assessoria de Comunicação da ESP-CE

Marcos Saudade / Jair Melo (85 3101.1412 – 3101.1400)

Twitter: @espce