Alunos de Harvard conhecem modelo cearense na gestão de recursos hídricos

11 de janeiro de 2012 - 14:41

O Presidente da Cogerh, Francisco Teixeira, recebeu uma solicitação do Professor John Briscoe, da Universidade de Harvard Kennedy School (USA), para que um grupo de estudantes da referida Universidade,  conhecessem todo o processo do trabalho desenvolvido pela Cogerh na Gestão dos Recursos Hídricos. Os alunos foram recebidos pelo Presidente da Companhia, que na ocasião falou sobre o modelo de gestão desempenhado pela Cogerh e o seu papel dentro do Sistema de Gestão dos Recursos Hídricos (Sigerh), na gestão das águas no Estado do Ceará.

 

Na terça-feira (10), o grupo de doutorandos e pós-doutorandos participou de uma visita técnica em campo, sob a coordenação do Gerente das Bacias Metropolitanas Berthyer Peixoto e o Coordenador do Núcleo Técnico Cláudio Gesteira, que mostraram o Açude Pacajus, onde pode ser observado o novo Canal de adução do Estado do Ceará, bem como o Canal do Trabalhador. Foi apresentado ao grupo como se dá a transferência de água e como todo esse sistema guarda uma sólida  segurança hídrica para toda a população.  A assessora Ângela Regina Levino de Carvalho, da Empresa de Pesquisa Energética esteve à frente dos citados pesquisadores, acompanhando-os na visita.

 

Os alunos ficaram impressionados com as estruturas hídricas e com a gestão em si, onde a sociedade civil foi envolvida  em todo o processo, fazendo da gestão dos recursos hídricos do Ceará, um exemplo para o mundo.

 

Essa visita faz parte de um projeto de pesquisa sobre o gerenciamento ambiental do Rio São Francisco e que terá com resultado na realização de uma conferência internacional comparando os desafios enfrentados no gerenciamento de grandes Bacias Hidrográficas.

 

Os alunos estão sob a coordenação de John Briscoe, Professor of the Practice of Environmental Health, HSPH, com a participação também de Gordon McKay, Professor of the Practice of Environmental Engineering (Seas).

 

Visitas como estas são importantes para a divulgação do importante trabalho realizado pela Cogerh na gestão das águas, garantindo a sustentabilidade do desenvolvimento do Estado do Ceará, mas principalmente a garantia de uma melhor qualidade de vida do povo cearense.

 

11.01.2012

Assessoria de Comunicação da Cogerh

Vanja Boaventura (vanja.boaventura@cogerh.com.br / 85 32187024 – 8895.9225)