Alunos da rede pública participam do Festival Jazz & Blues em Guaramiranga e Pacoti

10 de fevereiro de 2012 - 13:41

Alunos e professores das Residências Artísticas sobem a serra na sexta-feira (10) para receberem as boas-vindas do Festival Jazz & Blues, que tem o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará. A produção promete  uma semana inesquecível de imersão musical. De 11 a 17 em Pacoti, 100 alunos da rede pública estadual de ensino, que foram selecionados nas Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical, mais 20 arte educadores, cinco estudantes do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e cinco estudantes de música residentes em Pacoti e Guaramiranga vão participar de 12 oficinas gratuitas.

 

As Residências Artísticas, que têm apoio da Votorantim, integram o projeto Música é para a Vida, uma parceria da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), com a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural e o Festival Jazz & Blues. A coordenação pedagógica é do professor Heriberto Porto, da Uece.

 

Os participantes terão aulas de instrumentos, prática de conjunto, harmonia, rítmica e leitura musical, improvisação e oficina de cortejo e construção de instrumentos. Entre os professores estão quatro das atrações do Festival Jazz & Blues. São eles, o belga residente em São Paulo Henri Greindl (Grupo Solar), o pianista Eduardo Taufic (RN), o percussionista Marco Lobo (BA/RJ) e o multi-instrumentista cearense Cainã Cavalcante. Também são professores das Residências os músicos Widor Santiago, Miquéias dos Santos e Ricardo Pontes.

 

Durante os meses de dezembro e janeiro foram realizadas mais de 20 oficinas de sensibilização em todas as macrorregiões do Estado. Para as Residências Artísticas, foram selecionados os estudantes com melhor desempenho, dedicação, prática e conhecimento na matéria.

 

Após a realização das aulas e práticas de conjunto, os alunos continuarão seu processo pedagógico, permanecendo na serra para participar do Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga, 18 a 21 de fevereiro (Carnaval). Acompanhados por seus professores, os alunos terão a oportunidade de participar de uma programação variada, composta por oficinas, cineclubes com documentários sobre música, conversas com artistas, shows nacionais e internacionais

 

No Festival Jazz & Blues haverá um programa destinado a apresentações musicais dos alunos residentes, acompanhados por seus professores. Trata-se do Toca Jazz, que acontecerá sempre às 17 horas na Cidade Jazz & Blues, espaço que receberá todos os shows do Festival. Além de proporcionar o contato direto com o público, no Toca Jazz os residentes terão intensa repercussão na divulgação de suas produções artísticas e na autoestima de cada participante.

 

O 13º Festival Jazz & Blues é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Instituto Votorantim, Indaiá, Cagece, Governo do Estado do Ceará, Banco do Nordeste e Richester. Apoio Cultural: SP Combustíveis, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Assembleia Legislativa do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza. Promoção: Diário do Nordeste. Realização: Via de Comunicação e Cultura e Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil País Rico é País sem Pobreza.

 

10.02.2012

Assessoria de Imprensa da Secult

Sonara Capaverde (sonara.capaverde@secult.ce.gov.br / 85 3101.6759)