Encontro reúne pacientes que receberam um implante coclear no HGF

8 de março de 2012 - 19:11

Apreciar o som da água que cai da torneira, o toc-toc na porta, a buzina do carro na rua, a voz do personagem daquele desenho preferido que passa na TV. O que para muitos é algo comum, sem importância, para quem nunca ouviu são grandes descobertas. E dia após dia, pacientes beneficiados com o implante coclear vão descobrindo o prazer da audição.

 

É o caso de Nicole, de 8 anos. Ela recebeu o implante coclear no dia 31 de julho de 2010, quando o serviço foi iniciado no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Em outubro do mesmo ano, após a cicatrização, o aparelho foi ativado e Nicole começou a ouvir os primeiros sons. A partir da ativação, Nicole aprende novos sons a cada dia. Diferencia, identifica e reproduz o que ouve. Hoje, já fala com fluência. Uma realização para ela e para a mãe Francineide, que chegou a desenvolver uma linguagem própria de gestos para se comunicar com a filha, que nasceu com deficiência auditiva.

 

Nicole e outros 49 pacientes que receberam o implante coclear no HGF têm encontro marcado nesta sexta-feira, 9 de março, das 8h30min às 10 horas no auditório principal do hospital. Na ocasião, a equipe do serviço de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia do hospital vão avaliar como estão os avanços dos pacientes e repassar orientações de como deve ser o cuidado com o paciente implantado.

 

A ideia é reforçar as orientações passadas durante as consultas e assim evitar os problemas que podem ocorrer quando não tomados os devidos cuidados com o implante.

 

Programa de Implante Coclear

O HGF foi credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar cirurgias para implante coclear em dezembro de 2009. Em 2010, o hospital realizou 24 implantes cocleares, meta estabelecida pelo Governo Federal. Em 2011, foram mais 24 implantes.

 

O implante coclear é realizado pelo SUS desde 2000 e o Ministério da Saúde investe R$ 45,8 mil para o atendimento de cada paciente. O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece o ouvido biônico, uma prótese que é implantada por meio de cirurgia no ouvido de pacientes com deficiência auditiva. O equipamento auxilia o cérebro a interpretar os estímulos sonoros, devolvendo o sentido ao paciente. Já há 17 unidades de saúde com capacidade para realizar o procedimento. Além do Ceará, elas estão no Distrito Federal e nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Minas Gerais, e Rio de Janeiro.

 

Um ouvido artificial

O implante coclear é um equipamento computadorizado colocado dentro da cóclea, na parte interna do ouvido. Ele capta os sons e os transforma em sinal elétrico, que é interpretado no cérebro como estímulo sonoro. Além do dispositivo, o aparelho é composto por um processador de fala que fica fora do ouvido. É como se fosse um microfone captando o som do ambiente. O funcionamento do implante coclear é diferente do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), uma vez que ele cria a possibilidade de o usuário perceber o som em vez de só aumentá-lo.

 

08.03.2012

 

Assessoria de Comunicação HGF

Gilda Barroso – (85) 3101-7086 | (85) 9925-5762