Segunda edição do Cultura na Praça acontece nesta sexta-feira (27)

26 de abril de 2012 - 13:43

Na segunda edição do Cultura na Praça, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará faz uma homenagem a um dos principais escritores que descreveu os costumes e lendas do folclore de um Brasil plural, Monteiro Lobato. Contação de histórias, oficinas de origami, teatro, a sonoridade das crianças da Casa Esperança, oficina de Roi-Roi, exposição das obras de Monteiro Lobato e o ônibus da Biblioteca Volante, fazem parte da programação desta sexta-feira (27), das 10 horas às 17 horas, na Praça do Ferreira. As atividades alusivas ao Dia Nacional do Livro Infantil valoriza e reafirma o compromisso da Secult em disseminar iniciativas de arte, cultura, educação e cidadania para os fortalezenses com atividades programadas pela Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel

 

Com acervo composto por cerca de 3000 livros, distribuídos entre literatura infanto-juvenil, obras de referência e obras gerais, o ônibus da Biblioteca Volante abre a programação do Cultura na Praça convidando o público presente a conhecer uma composição de obras que inclui a produção de escritores e editoras cearenses, contemplando todas as faixas de idade. Dentro deste universo das viagens literárias, haverá contação de histórias, realizada pelos servidores, Tamires Diego e Luis Carlos, do setor braile da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel e exposição das obras de Monteiro Lobato.

 

O contato com a literatura dá asas à imaginação das crianças na oficina de origami de Fátima Siqueira onde o papel reciclado, ganha formas, junto ao conceito da sustentabilidade na arte. A brincadeira segue viagem na oficina de Roi- Roi, ministrada por Ranilson, transformando madeira em jogo divertido para a criançada.

 

A diversão continua com a música das crianças da Casa da Esperança e com o teatrinho sobre o mosquito da Dengue, realizado pelos funcionários da Biblioteca, e com mostra de documentários do cineclube do Sobrado Dr. José Lourenço em comemoração aos 286 anos de Fortaleza. A ação pulsante do Cultura na Praça já é parte integrante das manifestações culturais da Praça do Ferreira com dia certo no calendário cultural da cidade, a ultima sexta-feira de cada mês, promovendo um encontro com as artes do Ceará.

 

Serviço: Cultura na Praça
Local: Praça do Ferreira
Horário: das 10 horas às 17 horas.

 

Para solicitar a Biblioteca Volante no seu bairro e na sua cidade:
e-mail: bibliotecavolante@secult.ce.gov.br

 

Sobre Monteiro Lobato:

José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 – São Paulo, 4 de julho de 1948) foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel (“Contos da Carochinha”) da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Pica-pau Amarelo (1939).

 

Programação Cultura na Praça:
Biblioteca Volante
Exposição das obras do Monteiro Lobato.
10 horas às 17 horas

 

Oficina de origami
Ministra a oficina: Fátima Siqueira
Ensina o público a fazer objetos com papel de reciclagem.
Oficina de Roi-Roi
Ministra a oficina: Ranilson
Confecção de brinquedo de madeira
Contação de histórias
Realizada pelos funcionários do setor braille da Biblioteca
Tamires Diego e Luis Carlos às 14 horas

Teatro sobre o Mosquito da Dengue
Realizada pelos funcionários da Biblioteca às 16 horas

 

26.04.2012

 

Assessoria de Comunicação da Secult

Sonara Capaverde – 85 3101.6759

sonara.capaverde@secult.ce.gov.br