Estudantes conhecem obra do Castelão neste sábado (28)

27 de abril de 2012 - 19:30

Alunos do Ensino Médio da Escola Castro, localizada no bairro Bonsucesso, vão visitar a obra do Estádio Plácido Aderaldo Castelo, Castelão, neste sábado (28), às 9 horas. A visita faz parte do projeto de visitas programadas pela Secretaria Especial da Copa 2014 para dar visibilidade ao projeto de reforma e modernização do Castelão. A arena receberá uma semifinal da Copa das Confederações 2013 e seis jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ (sendo três jogos com seleções cabeças de chave, destacando-se a Seleção Brasileira).

 

De acordo com o professor Eduardo Carvalho, os alunos têm muita curiosidade em conhecer em detalhes o projeto do Castelão, principalmente aqueles que gostam de futebol. Segundo ele, 80 estudantes, na faixa etária entre 15 e 18 anos, e aproximadamente 10 professores participarão da visita. “Os alunos que forem ao Castelão farão um relatório descrevendo o que mais chamou a atenção deles para dividir com os outros estudantes que não puderem ir”, diz. O professor acrescenta que durante a visita os alunos também farão uma reportagem para publicar no jornal escolar Curiaío.

 

Na visita, os alunos serão recepcionados pelo próprio secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, que irá fazer uma apresentação do projeto de modernização do Castelão. Após a parte teórica, eles seguem a visita pelo canteiro de obras. Eles poderão conhecer as quatro etapas do projeto, duas delas já concluídas. De acordo com o último relatório do Consórcio Construtor, formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Medonça, do dia 20 de abril, 63,47% da obra do Castelão já foi executada. A arena é a que tem obras mais adiantadas entre todas as cidades-sede da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.

 

Etapas

 

A primeira etapa do projeto do Castelão, inaugurada oficialmente no dia 11 de novembro de 2011, compreende Estacionamento e Praça de Acesso do Setor Norte e o Edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos do Governo do Estado (Secretaria do Esporte do Estado e do Departamento de Arquitetura e Engenharia). A Etapa II, também pronta, inclui Estacionamento e Praça de Acesso Setor Sul e ações como a construção da primeira bilheteria e de um trecho da via que dará acesso ao estacionamento da Arena Castelão.

 

A etapa III corresponde a construção do Edifício Central que é considerado o centro de comando de todo o estádio. Atualmente, o prédio está em fase bem adiantada. De acordo com o último relatório, a etapa alcança 49,79% de execução. Já a Etapa IV consiste na finalização de todo o projeto e na interação entre as demais etapas. Atualmente, essa fase está com 29,23% de conclusão.

 

SERVIÇO:

Visita guiada à obra do Castelão
Data: sábado (28/04/12)
Horário: 9 horas
Local: Auditório Blanchard Girão, Edifício Fares Cândido Lopes – Av. Alberto Craveiro, 2775 – Estádio Plácido Castelo, Castelão.

 

27.04.2012

Assessoria de Imprensa da Secopa

Lisiane Linhares / Viviane Lima (lisiane@secopa.ce.gov.br / 85 3264.5359)