Estudantes doam frascos de vidro ao banco de leite do Hospital César Cals

21 de junho de 2012 - 18:22

Numa atitude ecológica e social, estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tomaz Pompeu Sobrinho, do bairro Maraponga, em Fortaleza, doam vidros vazios de maionese e café solúvel ao banco de leite do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde. Na sexta-feira (22), às 9 horas, na Avenida do Iperador, 545, centro, os alunos farão uma visita ao hospital para entregar os vidros arrecadados. Na visita, eles irão conhecer o funcionamento do banco, saber mais sobre aleitamento materno e a importância da amamentação, além de conhecer a UTI neonatal e os bebês beneficiados com essa ação.

 

Os vidros doados serão utilizados pelo banco para o acondicionamento do leite pasteurizado que vai alimentar os bebês da UTI do César Cals com também de outros hospitais. Além disso, os vidros servem também para serem enviados às mães doadoras que, em seguida, mandarão cheios de leite para o HGCC. “Além de contribuir com o banco de leite, os alunos também estão ajudando na preservação do meio ambiente”, destaca a médica Rejane Brito Santana, coordenadora do banco de leite do HGCC.

 

O professor Edilberto Gadelha conta que a idéia de doar os vidros para o César Cals surgiu quando ele leu uma matéria sobre a Semana do Meio Ambiente do hospital, realizada de 1º a 6 de junho desse ano, que coincidiu com a gincana ecológica da escola. Em uma ação voluntária, os alunos conseguiram cerca de 150 vidros, cumprindo uma das tarefas da gincana, que será finalizada com a entrega dos frascos.

 

Conhecendo o banco de leite do HGCC

 

O Banco de Leite Humano é importante estratégia de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e tem como principal função apoiar as mães que desejam amamentar seus filhos, além de prolongar a amamentação. O leite humano pasteurizado no Brasil, assim como no Ceará, é destinado prioritariamente aos recém-nascidos prematuros e ou os que, por algum motivo, necessitam de internação em Unidades Neonatais, reduzindo de forma significativa a morbi-mortalidade e o tempo de internação das crianças beneficiadas pelo uso do leite humano.

 

O Banco de Leite Humano do Hospital Geral Dr. César Cals é um Centro de Referência que desempenha as ações estratégicas definidas pela política pública para sua área de abrangência, como treinar, orientar e capacitar recursos humanos, desenvolver pesquisas operacionais, prestar consultoria técnica e dispor de um laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde.

 

O HGCC já disponibiliza uma linha exclusiva, o Disque Amamentação, para as mães, maternidades e postos entrarem em contato com o Banco de Leite do Hospital. O contato pode ser feito pelos números 3101 5367 e o 08002865678.

 

21.06.2012

Assessoria de Comunicação do HGCC

Wescley Jorge (ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals