Ação em shopping estimula cuidados com a saúde masculina

16 de julho de 2012 - 12:02

Nas férias de julho o movimento nos shoppings aumenta. No Benfica, as 35 mil pessoas que circulam por dia, em média, nesta segunda-feira (16), além de compras e lazer, poderão cuidar da saúde. No primeiro pavimento, a Secretaria da Saúde do Estado participará das 10 horas às 20 horas da programação do Dia do Homem, que no Brasil ocorre em 15 de julho. Todos, em especial os homens, terão a facilidade de verificar a pressão arterial e receber informações de como prevenir a hipertensão a partir da mudança de hábitos, como a rotina de exercícios físicos e alimentação saudável. O número de homens que tiveram mortes provocadas por doenças do aparelho circulatório chegou a 6.446 em 2009 no Ceará. Desse total de óbitos, 1.179 causados por doenças hipertensivas.                     

 

Outro serviço que a Sesa levará ao shopping é de alerta às mais diferentes substâncias que existem no cigarro e os males para a saúde e qualidade de vida. Entre as substâncias, estão o formol – usado na conservação de cadáver, a naftalina – utilizada para matar baratas, amônia – usada para liberar mais nicotina e assim acelerar a dependência ao fumo, acetona – que remove esmalte. Frascos em tamanhos acima do normal e contendo as substâncias chamam a atenção para os riscos de cada uma na saúde.

 

Preservativos

 

Haverá ainda distribuição de preservativos, com distribuição de folderes orientando sobre a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, a exemplo da aids. A prevenção à tuberculose também vai ser destaque na ação de mobilização e educação em saúde. Folderes e banners orientam para o tratamento o quanto antes ao aparecer tosse por mais de três semanas porque mais fácil será a cura. Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM/Sesa) mostram que em 2008 a taxa de incidência de tuberculose por sexos for maior em homens. Enquanto o sexo feminino respondeu com 33,6 por 100 mil habitantes, o sexo masculino registrou taxa de incidência de 56,9.         

 

16.07.2012

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 8733.8213)