Hospital César Cals recebe doação de leite materno nas férias

24 de julho de 2012

No mês de férias, a oportunidade para doar leite humano pode ser antes e depois das viagens. Quem quiser aproveitar o momento pode ligar grátis para o Banco de Leite Humano do Hospital Geral Dr. César Cals, equipamento ligado rede estadual de saúde. Através do telefone 0 800 286 5678 é possível agendar uma visita para atendimento especializado, facilitar a doação, além de tirar dúvidas sobre a doação e receber orientações sobre amamentação.

 

O Banco de Leite funciona diariamente, de 07 horas às 19 horas. Uma esquipe especializada atende  as mães que precisam de orientação em relação à amamentação e doação de leite. A doação de leite é uma ação simples e que salva vidas. Quem mais agradece são os bebês internados da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HGCC. Além da alta tecnologia com que eles são atendidos para se tornarem mais saudáveis e consequentemente poder ir para casa com a família, o leite humano é o alimento ideal, que além ajuda no desenvolvimento e diminui o tempo de internação até pela metade.

 

De acordo com a enfermeira Cristina Rabelo, os benefícios da doação também se estendem às mães. Ao doarem, há o estímulo para o aumento da produção de leite, prevenção do ingurgitamento mamário, conhecido como mama empedrada, e da mastite, que é a inflamação da mama. As mães que doam contribuem para manter o estoque de leite do banco. Todo dia, são necessários cerca de 15 litros de leite. Quanto mais leite, melhor. O leite doado é pasteurizado no próprio hospital, o que beneficia também outros hospitais de várias regiões do estado.

 

Benefícios do leite materno

 

Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos ou outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

 

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir consideravelmente a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida – nos países em desenvolvimento.

 

O leite materno contém todas as proteínas, açúcares, gorduras e vitaminas que o bebê necessita para ser saudável e protege ainda de doenças como otites, alergias, diarréia, pneumonias, bronquiolites. Melhora ainda o desenvolvimento mental do bebê, da formação da boca e do alinhamento dos dentes, além de ser mais facilmente digerido do que o leite em pó.

 

24.07.2012 

Assessoria de Comunicação do HGCC

Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)

Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals