Capacitação sobre Tuberculose e Hanseníase começa segunda-feira (10)

6 de setembro de 2012 - 11:52

A Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, através do Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças, da Secretaria de Saúde do Ceará, em parceria com o Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará,   promove, no período de 10 a 14 de setembro, o Curso de  Capacitação em Sistema de Informação e Notificação  (Sinan) Tuberculose/Hanseníase.

 

O objetivo do curso é capacitar o coordenador da Vigilância Epidemiológica e o digitador responsável pelo Sinan TB/Hansenísase no manuseio desse sistema, dos municípios de Tauá, Icó, Iguatu, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Crato, Quixadá, Crateús, Morada Nova, Quixeramobim, Brejo Santo, Pacajus, Acaraú, Nova Russas, Aracoiaba, Pereiro, Jijoca de Jericoacoara, Monsenhor Tabosa e Novo Oriente. Estão sendo ofertadas 40 vagas e as atividades acontecerão no Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará- NUTEDS/UFC.

 

Hanseníase

 

Conhecida desde os tempos bíblicos como lepra, a hanseníase é uma doença infectocontagiosa de evolução crônica que se manifesta, principalmente, por lesões cutâneas com diminuição de sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. Tais manifestações são resultantes da predileção do Mycobacterium leprae, agente causador da doença de Hansen, que acomete as células cutâneas e nervosas periféricas.

 

A alta endemicidade da doença em uma área irá proporcionar múltiplas exposições da população ao bacilo, além de propiciar que tal exposição se dê nos primeiros anos de vida, sendo um dos indicadores mais sensíveis em relação a situação de controle da hanseníase.

 

Segundo levantamento do Ministério da Saúde, a incidência de hanseníase no Brasil teve uma queda de 30% entre 2003 e 2008. A melhoria da atenção à saúde, principalmente na rede básica, é relatada como um dos motivos para a queda na detecção de novos registros da doença.
Considerada como um problema de saúde por sua magnitude e transcendência , a hanseníase tem graves repercussões físicas, emocionais e sociais que acarreta quando não se faz um diagnóstico e tratamento oportuno.

 

06.09.2012

Assessoria de Comunicação da ESP-CE

Marcos Saudade / Amanda Peixoto (85 3101.1412)

Twitter: twitter.com/espce