Castelão: primeira arena a ser inaugurada para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014

6 de novembro de 2012

Com 92,83% das obras concluídas, o Castelão recebeu nesta terça-feira (06), a visita do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e do técnico pentacampeão do Mundo, Luís Felipe Scolari. Guiados pelo governador Cid Gomes e pelo secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa,  eles puderam comprovar  in loco o estágio avançado das obras de reforma e modernização da Arena. O Castelão será o primeiro estádio, entre todos que sediarão os jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, a ser inaugurado. A previsão é que ela aconteça na terceira semana de dezembro, com a presença da Presidenta Dilma Rousseff.  “O Governo do Estado nos oferece a tranquilidade de termos o primeiro Estádio pronto da Copa das Confederações e do Mundo. Fortaleza, com essa e outras obras, será uma referência do calendário mundial de eventos esportivos e não esportivos. Parabéns Fortaleza e parabéns ao Ceará”, avaliou o ministro após a visita.   

 

castelao2Além de ser o Estádio com as obras mais avançadas e o primeiro a ser entregue, “o Castelão é o equipamento a ter o custo por assento mais barato dos estádios públicos do Brasil”, como destacou o Governador do Estado, Cid Gomes. Na ocasião foi entregue certificados de conclusão de cursos técnicos para trabalhadores da obra. “Isso é também uma das alegrias que temos tido com a obra, cuidar da pessoas”, ressaltou o Governador. Ele também destacou outros benefícios que serão parte do que o Estado, em parceria com os Governos Federal e Municipal, está realizando para preparar o Ceará como uma das sedes da Copa do Mundo no Brasil. “O Governo Federal está reformando o Aeroporto Pinto Martins e construindo um Terminal de Passageiros no Porto do Mucuripe, que vai permitir que a cidade receba bem os turistas e com isso eles podem conhecer e trazer dinheiro para nossa cidade. O Estado ficou com a responsabilidade de construir o Estádio, que será o primeiro ser inaugurado e o VLT que liga o Terminal do Mucuripe a Parangaba, um meio de transporte rápido que vai servir para levar os turista, mas que ficará para o povo como um meio de transporte mais rápido”, exemplificou Cid.

 

castelao1No âmbito dos benefícios diretos da obra do Castelão aos trabalhadores da obra, o secretário Especial da Copa, Ferrucio Feitosa, deu alguns exemplos. “Temos uma obra diferenciada. Na questão da acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais, teremos um Estádio com 2,4% de sua estrutura voltada para essas pessoas, com a implantação de piso tátil e elevadores. Nosso sistema sanitário e todo a vácuo e reciclamos cerca de 36 mil toneladas de concreto, o que nos permite dizer que estamos preocupados também com a sustentabilidade ambiental. Adotamos algumas ações ma formação da nossa mão de obra, através da realização de cursos técnicos e alfabetização dos trabalhadores. Somos uma obra que também recebeu egressos do sistema penitenciário e temos mulheres e portadores de necessidades especiais trabalhando na reforma do Castelão”, destacou o secretário.

 

Na avaliação do Governador Cid Gomes, isso demonstra a seriedade do compromisso que o Governo do Estado assumiu com a realização dos jogos da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM e com o povo cearense, ao deixar um legado que beneficiará diretamente a população. “O Ceará será mostrado a mais de cinco bilhões de pessoas do mundo todo, que terão o desejo de conhecer o nosso Estado e alimentará a economia cearense. É importante que a gente dê o exemplo”, finalizou Cid Gomes.

 

Sobre o andamento das obras

 

As cadeiras já começaram a ser instaladas nas arquibancadas. O campo de jogo também já recebeu a drenagem e as camadas de brita e areia para receber a grama, seguindo as recomendações da FIFA para cidades de clima tropical como Fortaleza. Com a chegada de novembro, o projeto arquitetônico da Arena ganha ainda mais detalhes. A montagem da carenagem (estrutura metálica que envolve o estádio) será concluída e receberá a pele de vidro, prevista no projeto arquitetônico. A coberta estará na fase final de colocação das telhas. A expectativa é de que para dezembro restem apenas os detalhes de acabamento.

 

Sobre os cursos técnicos

 

castelao3O curso de capacitação de operários, um dos diferenciais da obra de reforma, modernização e ampliação do Castelão, ofereceu oportunidade de aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional aos colaboradores. Durante o período do curso, os alunos participaram tanto de aulas teóricas, quanto de aulas práticas no canteiro de obras. Ao todo, 20 operários foram treinados em assentamento de azulejo, ladrilhos e acabamentos e vão receber os certificados de conclusão do curso das mãos do ministro.

 

Prestigiaram a solenidade o secretário Nacional de Esporte, Almirante Barbosa; o senador Inácio Arruda; o secretário estadual do Esporte, Gony Arruda; o superintendente do DAE, Quintino Vieira; o presidente da Assembleia e prefeito eleito, Roberto Cláudio; o deputado estadual Lula Morais; e o vereador Iraguassu Teixeira.

 

06.11.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)