Governo Federal lança programa inspirado no PAIC

7 de novembro de 2012 - 21:00

O governador Cid Gomes participa nesta quinta-feira (8), às 11 horas, em Brasília, do lançamento do Pacto Nacional pela Alfebetização na Idade Certa (PNAIC). O programa será lançado pela  presidenta Dilma Rousseff, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, e é inspirado no Prograna Alfabetização na Idade Certa (PAIC) implantado pelo Governo do Estado desde 2007.   O PNAIC traz um conjunto de medidas na área de educação para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade.

 

 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, explica que o Pacto foi fechado em conjunto com todos os secretários estaduais do setor e já nasce com a adesão de cerca de 5,3 mil municípios. As redes municipais e estaduais de educação têm que aderir ao Pacto para receber recursos alocados para o programa e o apoio técnico do MEC. “Temos várias universidades trabalhando nesse projeto, no material didático, na formação dos professores alfabetizadores. No Sul do país, as crianças nessa idade (8 anos) que não são alfabetizadas são 5%. No Nordeste, 28 % das crianças não aprendem a ler e escrever na idade certa”, disse Mercadante.

 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a exemplo do modelo cearense, tem como objetivo o que o nome do programa diz: tornar a alfabetização na idade certa “a prioridade das prioridades” porque, conforme constata Mercadante, realmente “só dominando a leitura, a redação, a interpretação e a matemática as crianças poderão se desenvolver no ambiente escolar”. Entre as ações previstas no Pacto está a criação de uma prova a ser aplicada a todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental para medir seu nível de alfabetização. A iniciativa supre a falta de um exame oficial que indique se crianças estão sendo alfabetizadas ou não na idade correta.

 

PAIC – Ceará

Com a meta de alfabetizar todas as crianças da rede pública de ensino até sete anos de idade, o Governo do Estado do Ceará desenvolve uma importante ação na busca da melhoria do ensino e da aprendizagem. Trata-se do Programa Alfabetização na Idade Certa que, desde o seu lançamento em 2007, capacitou cerca de 15 mil professores dos 184 municípios cearenses e beneficia mais de 300 mil alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamental, entre outras ações. Para isso, conta com investimentos da ordem de R$ 20 milhões, provenientes dos Governos Federal e Estadual.

 

Na prática, o programa oferece materiais pedagógicos aos alunos das séries atendidas na rede municipal e formação aos profissionais em alfabetização. O Paic também leva aos municípios um programa de incentivo à leitura e a implantação de sistemas que avaliem as séries iniciais do ensino fundamental. A partir de um diagnóstico da situação, o município terá condições de gerenciar o ensino que oferta à sociedade. O governo estadual entende que o domínio da leitura e da escrita é condição prévia para o sucesso do aluno em outras aprendizagens escolares.

 

O trabalho é desenvolvido em parceria com os municípios que passaram a contar com assessoria técnica gratuita a partir do pacto pela melhoria da educação nos anos iniciais de escolaridade. Ao todo, são 184 gerentes municipais, 368 assistentes e cerca de 40 consultores do Paic que recebem incentivo financeiro na forma de bolsa. As ações do Programa são distribuídas em cinco eixos definidos como prioritários: Avaliação Externa; Gestão da Educação Municipal; Gestão Pedagógica; Educação Infantil e Formação do Leitor. A Secretaria da Educação do Estado (Seduc) assumiu o gerenciamento do Alfabetização na Idade Certa, mas conta com as parcerias da Secult, Aprece, Undime-CE, APDMCE, Fórum de Educação Infantil e Unicef.

 

CONFIRA A EVOLUÇÃO DOS NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO NO CEARÁ

Terca_02_-_Pag_Dupla 

 

 

07.11.2012

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil – 85 3466.4898
comunicacao@casacivil.ce.gov.br