Primeiro Passo: 1.059 jovens são capacitados para o mercado de trabalho

10 de junho de 2013

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social(STDS) entrega nesta terça-feira (11), ao mercado de trabalho, mais 1.059 jovens capacitados em diversas áreas dos setores da indústria, comércio e serviço pelo projeto Primeiro Passo. Às 15 horas, na Assembleia Legislativa do Ceará, o titular da Pasta, Evandro Leitão, fará a certificação de conclusão de curso aos novos formandos de Fortaleza, que estarão aptos, a partir de agora, a ingressar no mercado formal de trabalho como profissionais.

 

A ação é parte das atribuições do Projeto Primeiro Passo da STDS que, além de promover a capacitação profissional, facilita a inserção dos jovens no mercado de trabalho, abrindo às portas das empresas e gerando oportunidades de uma vida digna e fora das ruas. Por meio do Primeiro Passo, a STDS fechou 2012, com 48 mil jovens capacitados, em várias frentes. A meta para 2013 é capacitar mais 10 mil jovens.

 

Novas vagas

 

Já na próxima sexta-feira (14), no auditório da STDS, às 10 horas, Evandro Leitão e representantes de 58 prefeituras e 73 associações celebram convênio para capacitação de mais 3.240 jovens. Ao todo, serão formadas 162 turmas para cursos de iniciação profissional no interior do Estado. Além da capacitação com duração de cinco meses, os jovens, na faixa etária de 16 a 21 anos, receberão bolsa capacitação no valor de R$ 100,00, além de material didático, fardamento, certificado e lanche.

 

Entre os cursos mais procurados estão: assistente administrativo, hardware, agente operacional na área do turismo, informática avançada, mecânica de motos, agente operacional na área de vendas, serigrafia artesanal, auxiliar administrativo, costureiro, cabeleireiro, eletricista predial. dentre outros. Os interessados devem procurar as prefeituras municipais, onde serão feitas as inscrições.

 

Qualificação Cidadã

 

O projeto Primeiro Passo atua em três frentes. Na linha Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo Governo do Estado e é treinado durante quatro meses nas unidades do Programa. Na segunda linha de atuação, Aprendiz, o estudante é ocupado com aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante um ano. Já na linha Estagiário, os adolescentes participam de estágio durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a STDS.

 

Os jovens interessados em participar do Projeto precisam estudar em escola pública, ter renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo, apresentar documentação devida (RG, CPF, CTPS, comprovante de endereço e de residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras.

 

Serviço:
Data: 11 de Junho (Terça-Feira)
Horário: 15 horas
Local: Assembleia Legislativa do Ceará – Auditório Dep. João Frederico Ferreira Gomes

 

10.06.2013

 

Assessoria de Comunicação Social da STDS
Carlos Eugênio Saraiva – 85 3101.2089 / 2099
imprensa@stds.ce.gov.br