Confira as atrações deste final de semana no Dragão do Mar

14 de junho de 2013 - 17:32

Confira as diversas opções de lazer, cultura e arte que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho e o Centro Cultural Bom Jardim, equipamentos geridos pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, oferecem como destaques da semana.
 
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema

 

Nos dias 14 e 15, às 20h, o Teatro Dragão do Mar sediará o evento cênico-musical Piu e o Acorde Mitológico. O espetáculo faz menção ao hábito de caçar passarinhos de muitos meninos e meninas do interior.

 

Na peça, a relação com a caça é substituída pela noção de “captura”, em uma metáfora que se aproxima das memórias de criança e da importância de guardar as lembranças de momentos e experiências vividas.

 

O elenco conta com 14 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, e a participação de dona Tarina, uma das mais antigas moradoras de Cascavel que trabalha com artesanato de barro.

 

Dias 14 e 15, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Acesso gratuito. Contatos: Iris Sodré (3032-9888 / 8899-3389 / Iris@gavulino.com.br).

 

Dragão do Mar recebe o show de Elixir Tafari, neste sábado (15)

 

Neste sábado (15), às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho, acontece o show do grupo Elixir Tafari. O evento é um misto de música, performances e artes circenses. Trata-se de um verdadeiro espetáculo que apresenta a interação do grupo colombiano com grupos fortalezenses ChacomDéga, DanChá, e o músico Gustavo Portela, Bob, fazendo um som afro-latino experimental.

 

Dia 15, às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito. Contatos: Thaís Andrade (85) 9997-7378/ caldeiraodasartes@yahoo.br.

 

[Infantil]

 

Brincando e Pintando no Dragão do Mar – Brincadeiras e atividades infantis para todas as idades orientadas por monitores.
Serviço: Domingo (16), às 16h, na Praça Verde. Acesso gratuito.

 

Quadrilhas Infantis – Quadrilhas juninas infantis contemplandas pelo o edital Ceará Junino, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, se apresentam aos domingos.
– Chama da Fogueira: Silerne (85) 8747-7755
– Fogo de Paixão: Wilton (85) 8847-5742/ 8796-0784
Serviço: Domingo (16), às 16h, na Praça Verde. Acesso gratuito.

 

[Múltiplas linguagens]

 

Sahaja Yoga
A prática permite que a pessoa se identifique com o seu verdadeiro ser, abandonando os hábitos negativos para a evolução espiritual.
Serviço: Sexta (14), às 16h, no Bosque da Praça Verde. Acesso gratuito.

 

Feira Dragão Arte
Feira de artesanato realizada em parceria entre SEBRAE-CE e SIARA-CE.
Serviço: De sexta a domingo, das 17h às 22h, Ao lado do Espelho D’água. Acesso gratuito.

 

Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Serviço: Sábado (15), às 19h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

 

5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto Martins
De acordo com a faixa etária dos participantes, o grupo define as atividades de escoteirismo.
Serviço: Sábado (15), das 14h às 17h, na Praça Verde. Acesso gratuito.

 

[Exposições]

 

Museu da Cultura Cearense (MCC)
Vaqueiros [Sala 4] (ÚLTIMO ANO)
Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.
Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso Gratuito.

 

Brinquedo – A Arte do Movimento [Sala 3] (ÚLTIMO ANO)
A exposição estimula a memória e ativa a sensibilidade. Os brinquedos expostos pertenciam a Coleção Macao Goes e hoje fazem parte do acervo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso Gratuito.

 

Exposição e Revista Olho de Peixe
Sob organização de Celso Oliveira e Ademar Assaoka, a exposição surge de uma experiência inédita em termos de formação de fotógrafos. Foram 32 alunos, divididos em duas turmas, que receberam um total de 90 horas-aula inteiramente gratuitas do processo fotográfico, do pensar um ensaio fotográfico ao fazer uma edição de fotografia coletivamente. A seleção destes alunos foi realizada através do Instituto Ifoto com apresentação de um portfolio. E como exercício final publicar uma revista de qualidade profissional, a Olho de Peixe.
Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso Gratuito.

 

Visitas Mediadas às exposições do MCC

 

O Núcleo Educativo do Memorial da Cultura Cearense vem implementando três tipos de visitas mediadas. São elas:

 

Visita simples – Caracteriza-se por ser uma mediação com o caráter mais informativo, destinada a grupos não agendados e a turistas. Duração em média de 30 minutos.

Visita reflexiva – Caracteriza-se por ser uma mediação problematizadora, formadora, que instiga o visitante a pensar de forma crítica sobre os objetos museológicos. Duração em média 1h e 30 minutos.

Visita Ampliada – Caracteriza-se por ser uma mediação mais prolongada. Além de ter como ponto central a reflexão, nessa visita, atividades de arte-educação são vivenciadas. Por exemplo, oficinas de contação de histórias, origami, teatro de fantoches e caixa mágica.
Agendamento de grupos para visitas às exposições
Comunicado: O agendamento dos museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura estará funcionando de segunda a sexta-feira, no horário de 14h às 17h.
Contato: (85)3488.8604
E-mail: agendamento@dragaodomar.org.br

 

Museu de Arte Contemporânea MAC

 

Leonilson Inflamável

 

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abre no dia 11 de junho, às 19h, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, a exposição “Leonilson Inflamável”, que apresenta um generoso recorte da produção artística do cearense. Com curadoria de Bitu Cassundé, a mostra, composta por cerca de 175 obras, evidencia parte de um acervo ainda inédito no Ceará, composto, principalmente, por três coleções: Família Bezerra Dias, Museu de Arte Contemporânea do Ceará – MAC CE e Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM SP.

 

“Leonilson Inflamável” traz desde as lonas, gravuras, desenhos e bordados da sua última fase, até trabalhos iniciais produzidos em Fortaleza, na Maraponga. O grupo ocupa as 13 salas do MAC CE e dimensiona, através de um potente percurso, um panorama da produção do artista. José Leonilson (1957-1993) legitimou dentro da produção contemporânea brasileira um importante legado, com uma obra que articula a projeção biográfica mediada pela subjetividade e pela ficção, produziu um conjunto capaz de relacionar diferentes técnicas, suportes e linguagens. Revela-se através de uma pontual visualidade, lapidada por um vigoroso desenho, pela organicidade do bordado ou por uma pintura livre do rigor formal, uma impactante obra.
Após 20 anos do falecimento do artista, a vitalidade e a atualidade das questões que permeiam a sua poética ainda são marcas fortes às quais fica difícil permanecer indiferente. Além da exposição, o MAC realizará um ciclo de debates e oficinas baseadas na visualidade do artista. As datas serão divulgadas em breve no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).
 Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso Gratuito.

 

Ações Educativas
Ação Educativa MAC realiza mediação a partir dos conteúdos das exposições
para público espontâneo e agendado. A equipe é formada por Arte Educadores –
universitários multidisciplinares – que desenvolvem ações de mediação com Escolas,
Projetos, Universidades, ONGs e demais instituições interessadas em visitar o Museu e
conhecer mais sobre arte contemporânea.
Telefone: (85)3488.8622 – educativomac@dragaodomar.org.br

 

Biblioteca Leonilson
Espaço especializado em artes visuais com cerca de dois mil livros nas áreas de Fotografia, Design, Museologia, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo, Moda e Arte Contemporânea.
Serviço: De terça a quinta, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sexta, das 14h às 18h. Gratuito.
Horário da Lojinha Dragão do Mar: Terça a quinta, das 09h às 18h, sexta a domingo e feriados, das 14h às 20h.

 

[Planetário]

 

Ingressos R$ 8,00 / 4,00
QUI E SEX
O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária três crianças fazem uma viagem emocionante pelo Sistema Solar, visitam o sol, os planetas e a lua. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas.
18h

 

Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com  Galileu, conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência.
19h

 

Origens da Vida
Vamos mergulhar no desconhecido, e a partir das profundezas do oceano descobriremos as diversas origens da vida existentes em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas.
20h

 

SÁB E DOM
O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária três crianças fazem uma viagem emocionante pelo Sistema Solar, visitam o sol, os planetas e a lua. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas.
17h

 

Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com  Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência.
18h

 

A Conquista do Espaço
Com Yuri Gagarin foi iniciada a corrida espacial, espaçonaves interplanetárias aventuraram-se em missões arriscadas à procura de mundos não revelados, em apenas 12 anos um sonho se torna realidade, e a maior conquista alcançada foi levar o ser humano à lua com o pouso da missão Apolo 11.
19h

 

Origens da Vida
Vamos mergulhar no desconhecido e a partir das profundezas do oceano descobriremos as diversas origens da vida existentes em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas.

 

20h
 
­­­­­­­­­­­­­Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho

Av. Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga 60010-450 – Fortaleza-CE
Informações e agendamento de visitas: (85) 3238.1244

 

Os espaços EAO funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Todos os espaços têm acesso livre e vagas limitadas.
 A Escola de Artes e Ofícios é um Espaço privilegiado para pessoas que buscam formação profissional nas áreas de conservação, preservação, restauração, difusão e valorização do patrimônio cultural do Estado do Ceará.

 

ILHA DIGITAL:
A ilha digital da EAOTPS é disponibilizada para pesquisas, serviços de impressão, digitalização e periodicamente ministra curso básico de informática. O acesso à internet é gratuito.

 

BIBLIOTECA THOMAZ POMPEU SOBRINHO:
Aberta à comunidade, a Biblioteca EAOTPS conta com acervo em torno de 1.500 livros para consulta local nas áreas de Artes, Arquitetura, Patrimônio Cultural, Ofícios Tradicionais e Literatura.
+ Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, de 8h às12h e 13h30min às 17h30min.

 

ATELIER DE XILOGRAVURA:
O ateliê de xilogravura da EAOTPS pode ser utilizado, mediante agendamento prévio, de segunda a sexta, no horário de 8h às 17h30min para atividades de impressão. Para conhecer as normas de utilização e agendar horário, os (as) interessados (as) podem entrar em contato com a Escola, pelo telefone: 3238 1808

 

LOJA DE ARTESANATO
Conheça alguns produtos desenvolvidos pelos alunos em cursos realizados na EAOTPS.

 

VISITA GUIADA:
Escolas, Instituições e grupos em geral podem agendar uma visita guiada para conhecer os diversos espaços da EAOTPS. Agende sua visita! Contato: (85)3238.1244
Centro Cultural Bom Jardim
Rua 3 Corações, 400 – Bom Jardim
Dia 13 – QUINTA

 

[DIFUSÃO LITERÁRIA]
Fazendo Poesia
Grupo: Robson Babú
O conceito da apresentação está dentro da figura lingüista poética, das palavras revestidas de sonoridade e da estrutura visual. A poesia sendo criada como matéria prima da imaginação extraída do indivíduo. Explorando de todas as possibilidades criativas diante da página em branco.
Dia 13, às 9h, no Teatro Marcus Miranda. Duração: 60 min. Classificação livre.
Dia 15 – SÁBADO

 

[VENHA LER]
Facilitador: Ana Paula Sales
Tema: Fábulas
Sinopse: Durante esse mês, fábulas serão trabalhadas no projeto a fim de estimular a leitura e a criatividade literária da criança.
+ Dia: 08, de 08h às 11 e 14h às 17h, na Biblioteca.

 

[MOMENTO CÊNICO]
Batizado e Troca de Cordas
Grupo: Mestre Macaco
Direção: Mestre Macaco
O batizado é um ritual de apresentação do novo capoeirista ao seu grupo. O momento consiste num jogo com o mestre, ou instrutor, ou aluno mais experiente. O novo aluno ao ser batizado recebe sua primeira graduação. Dentro deste contexto musical pretende-se trabalhar com grande variedade musical, pois precisamos ser ecléticos para apreciar desde a música clássica ao heavy metal.
Dia 15, das 15h às 19h, no Teatro Marcus Miranda. Duração: 4h. Classificação livre.

 

[CINECLUBE]
Dia 15 , às 16h
Solidões Urbanas
Classificação 16 anos
Filmes:
A Voz da Felicidade     
Dir.: Nelson Nadotti; RS, 1987, Ficção, Colorido, 10 min.
Ângelo Anda Sumido  
Dir.:  Jorge Furtado; RS, 1997, Ficção, Colorido, 18 min.
Animadores   
Dir.: Allan Sieber ; RJ, 2008, Animação, PB, 6 min.
Invisíveis Prazeres Cotidianos    
Dir.: Jorane Castro; PA, 2004, Documentário, Colorido, 26 min
Seu Pai Já Disse Que Isso Não é Brinquedo 
Dir.:  Kiko Mollica ; SP, 2003, Ficção, Colorido, 15 min.
Sistema Interno 
Dir.: Carolina Durão; RJ, 2007, Ficção, Colorido, 17 min
Dia 16 – DOMINGO
[LAGARTA PINTADA]
Direção: Cristina Gadelha e Letícia Silva
Sinopse: Programa lúdico educativo que proporciona ao público infantil momentos de lazer e criação através de atividades de pintura e desenho livre, jogos, cantigas de roda e brincadeiras da cultura tradicional popular.
+ Dia 16, com pinturas e brincadeiras e dia 19, com a apresentação do palhaço Twobiba, às 16h.  Duração: 2h. Classificação: Livre. Acesso gratuito.

 

[EXPOSIÇÃO]
Viver e Reviver o Carnaval das  Máscaras e Marchinhas
Curadoria: Moacir Mansor

 

Exposição das oficinas promovidas no carnaval 2013 com moradores do Grande Bom Jardim. São 30 máscaras feitas artesanalmente. Com o objetivo de estimular a busca da memória coletiva são expostos objetos que fazem parte da indumentária dos foliões no período do Carnaval: máscaras, fantasias de diversas categorias carnavalescas e instrumentos usados nos carnavais passados. Além disso, estão expostas fotos dos anos 50 aos anos 80 sobre o tema.
+ Serviço: Aberta durante todo o mês de maio, de segunda a sexta de 9h às12h/ 14h às 18h. Sábado de 16h às 20h e Domingo de 15h às 20h. [Exposição até final de Junho].

 

Atenciosamente,
Luciana Vasconcelos
Assessoria de Comunicação e Marketing do IACC
(85) 3488.8625