Livro História e Natureza – Capítulos de História Social é lançado no Geopark Araripe

13 de agosto de 2013 - 11:50

Será lançado às 19 horas desta terça-feira (13), no auditório do Geopark Araripe, no campus do Pimenta II, o livro História e Natureza – Capítulos de História Social. O trabalho  reúne 18 pesquisadores, alunos ou professores, ligados a nove instituições brasileiras, e inclui a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Regional do Cariri (URCA), Fundação Oswaldo Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Amazonas (UFA), Instituto Federal do Piauí, Rede Pública Estadual de Ensino (Ceará), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na ocasião, haverá uma mesa-redonda com o Professor Eurípedes Funes (UFC) e Ana Isabel Cortez (URCA).

 

Os professores do Departamento de História da Urca, Darlan Reis Jr. e Ana Isabel Cortez, compõem grupo de pesquisadores que participam da coletânea. A professora Ana Isabel Cortez também é organizadora do livro, juntamente com os professores Eurípedes Funes (UFC), Kênia Rios (UFC) e Emy Maia Neto.

 

A coletânea História e Natureza – Capítulos de História Social faz variadas conexões entre natureza, escrita e oralidade, a partir da ênfase que cada autor dá a um desses termos, relacionando-o ou não com os outros. Assim, ora o que se sobressai é a escrita, além do destaque que incide sobre a relação natureza com a oralidade, por exemplo. A coletânea traz abordagens que problematizam dicotomias como natureza/cultura, escrita/oralidade, sujeito/objeto, passado/presente, levando em conta o atual debate sobre os desafios que se apresentam na fundamentação e nos procedimentos interpretativos da história.

 

13.08.2013

 

Assessoria de Imprensa da Urca
Elizângela Santos – 88 3102.1213 | 8812.5525