Escola de Educação de Trânsito do Detran-CE recebe 100 crianças por dia

15 de outubro de 2013 - 17:33

Um lugar frequentado por cerca de 100 crianças diariamente, de segunda-feira a sexta-feira, no período do calendário escolar é a Escola de Educação de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). A Escola, inaugurada pelo governador Cid Gomes em maio de 2009, funciona como um espaço não só para brincar e se divertir, mas para aprender, de forma lúdica, as regras de trânsito. Anualmente são aproximadamente 25 mil crianças, alunos de escolas públicas e privadas, que agendam visitas ao local, onde aprendem brincando como condutores, passageiros e pedestres devem manter uma atitude cidadão na via pública.

 

A Escola de Educação de Trânsito, que ganhará filiais nos Departamentos de Juazeiro do Norte e Sobral, mantém a sua unidade móvel, que percorre municípios e desenvolve atividades semanalmente, quando crianças têm a oportunidade de experimentar, de forma simbólica, o ambiente representando as condições propícias para convivência harmônica entre as pessoas e veículos.

 

Por sua inovação, abrangência e resultado, a Escola de Educação de Trânsito do Detran-CE recebeu o Prêmio Volvo, na Categoria Regional, entre 254 ações realizadas por instituições que atuam, direta ou indiretamente, no processo de desenvolvimento do trânsito no País. Participaram instituições de 114 cidades de 19 estados brasileiros.

 

Na Escola, as crianças aprendem a respeitar as leis do trânsito brincando com os seus diversos equipamentos: minicidade de 40 metros quadrados, construída com 10 mil peças da Lego, em que as crianças dirigem mini veículos com controle remoto; quatro simuladores de direção; seis monitores de tráfego, semelhantes ao CTA de Fortaleza; sala de criação de minicidades, de livre criação das crianças; sala com 12 computadores, com jogo eletrônicos educativos; e a minipista,  
de 600 metros quadrados, asfaltada e sinalizada, em que as crianças podem dirigir os carros eletrônicos, parando diante do sinal vermelho, respeitando a faixa de pedestre e o limite de velocidade.

 

Campanha com Peça de Teatro

 

Outra ação voltada para o público infantil, que o Departamento vem realizando desde junho último, prosseguindo até dezembro, é a campanha de educação de trânsito, com a apresentação de peça teatral, com duração de 35 minutos, com direção e roteiro de Hiroldo Serra, da Comédia Cearense.

 

Todo o roteiro foi elaborado especialmente para a campanha, por isso reúne três cenários em que os cinco atores representam os cuidados que condutores, passageiros e pedestres devem ter, no cotidiano da via pública nas cidades: parque infantil, na cidade e no deslocamento de ônibus. A peça já foi vista por mais de 30 mil crianças, na capital e cidades do Interior, obde foram feitas quase 50 apresentações.

 

15.10.2013

Assessoria de Imprensa do Detran-CE

Paulo Ernesto Saraiva Serpa (pauloernesto@detran.ce.gov.br / 85 3101.5813 – 3101.5819)

0800.275.6768