Secretaria da Educação seleciona textos de Literatura para Coleção Paic Prosa e Poesia

1 de abril de 2014 - 13:12

Estão abertas até o próximo dia 05 de maio as inscrições para a seleção de textos inéditos de Literatura Infantil de autores residentes no Ceará. Os textos selecionados farão parte da Coleção Paic Prosa e Poesia, destinada aos alunos da Educação Infantil ao 5º Ensino Fundamental da rede pública, atendidos pelos Programas Alfabetização na Idade Certa (Paic) e Aprendizagem na Idade Certa (Paic +5). O material vai apoiar o trabalho dos professores e facilitar o acesso das crianças à leitura. A ação é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc).

 

As inscrições devem ser realizadas diretamente na Coordenadoria de Cooperação com os Municípios (Copem) da Seduc – Avenida General Afonso Albuquerque Lima, s/n, Cambeba – em Fortaleza. O edital que regulamenta o processo está disponível no site www.seduc.ce.gov.br

 

O interessado terá três opções de categoria para se inscrever: 1 – textos destinados às crianças de 4 a 6 anos de idade; 2 – textos para a faixa etária de 7 e 8 anos de idade e 3 – voltados a estudantes de 9 a 10 anos. Pode participar somente pessoa física, residente no Ceará há pelo menos dois anos e autor de texto inédito de Literatura Infantil. Cada texto escolhido receberá premiação no valor de R$ 4.500,00.

 

A nova coleção será entregue às escolas e ficará nos espaços denominados Cantinhos de Leitura, existentes em cada sala de aula. Ao todo, serão 45 mil Coleções formadas por 36 textos. Para melhor utilizar o acervo com os estudantes, a Seduc promove a capacitação de profissionais responsáveis pela formação de professores em todos os municípios. Assim, o educador pode escolher a melhor atividade para motivar a leitura, a interpretação e produção de novas histórias.

 

Programa Alfabetização na Idade Certa(Paic)

 

O Programa Alfabetização Na Idade Certa (Paic) tem como meta garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças matriculadas na rede pública de ensino até os sete anos de idade. A ação beneficia os 184 municípios com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de literatura. Está focada em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, literatura infantil e formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.

 

Em 2011, o Governo do Estado, por meio da Seduc, expandiu as ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5º ano de escolaridade. Essa iniciativa é denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa – PAIC+5.

 

01.04.2014

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)