Secretaria da Saúde orienta população sobre uso racional de medicamentos

2 de maio de 2014 - 17:13

Nesta segunda-feira (05), Dia Nacional de Promoção do Uso Racional de Medicamentos, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) realiza mobilização para informar e orientar a população sobre o uso correto e seguro de medicamentos e alertar sobre os problemas causados pela automedicação. Em Fortaleza, as atividades acontecem das 08 horas às 12 horas, simultaneamente, na Praça do Ferreira; Praça do Mercado São Sebastião; Praça da Cruz Grande, na Serrinha; Praça Santa Cecília, no Bom Jardim e Praça da Matriz, em Messejana. Das 14 horas às 18 horas a mobilização acontece no Shopping Benfica. Além de informações sobre medicamentos, a população também terá serviço de aferição da pressão arterial e de glicemia capilar, que identifica a diabetes.

 

A Campanha para Promoção do Uso Racional de Medicamentos, lançada em 2013 e de caráter permanente, realiza pela primeira vez mobilização junto à população neste dia. Em todo o Ceará, 106 municípios aderiram à campanha de conscientização sobre o uso adequado de medicamentos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entende-se que há uso racional de medicamento quando pacientes recebem medicamentos para suas condições clínicas, em doses adequadas as suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade. O uso racional é indicado por prescrição médica, segura, efetiva, a partir de um diagnóstico preciso, resultando em menor risco de aparecimento de efeitos adversos.

 

No Brasil, como em outros países, os medicamentos se apresentam como o principal agente causador de intoxicações em seres humanos. Em 2011, eles responderam por 29,5% de todos os casos notificados pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com registro de 29.179 casos. Em 2010, o SINITOX registrou 27.710 casos de intoxicação por medicamentos, 26,85% de todas as formas de intoxicação pro agentes tóxicos, com a confirmação de 73 óbitos, 16,59% do total. No mesmo ano, no Ceará foram registrados 321 casos e um óbito. Alguns sintomas de intoxicação medicamentosa incluem mudança brusca de comportamento, vômitos, diarreia, sudorese, sedação, tonteiras, palpitação e aumento excessivo da salivação.

 

Para esclarecer dúvidas da população, CEIMED foi instituído com a finalidade de promover o uso racional de medicamentos, disseminar informações técnico-científicas, desenvolver ações educativas para profissionais de saúde e comunidade e realizar atividades de ensino e pesquisa em serviços. O CEIMED está instalado na Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (COASF), localizada na Avenida Washington Soares, 7605, Messejana e atende das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, ou pelo telefone (85) 3101.2188, e ainda, pelo endereço eletrônico ceimed@saude.ce.gov.br.

 

Orientações sobre o uso adequado de medicamentos também podem ser obtidas no Centro de Informações de Medicamentos, da Universidade Federal do Ceará (CIM/UFC) pelos telefones (85) 3366.8293 e 3366.8276 e pelo endereço eletrônico cimufc@ufc.br.

 

O que pode acontecer se o paciente tomar medicamento sem prescrição médica

– Antibióticos – resistência bacteriana, que pode tornar mais complicado outros tratamentos.
– Vitamina C – distúrbios gastrointestinais, cálculo renal.
– Vitamina A – distúrbios neurológicos, hipertensão craniana.
– Analgésicos – lesão no estômago, sangramentos, hemorragias internas, em caso de dengue.

 

Recomendações para o uso racional e seguro de medicamentos

– Todo medicamento deve ter um registro do Ministério da Saúde. Caso não tenha, deve ser levado ao serviço local de vigilância sanitária.
– Não utilize medicamentos vencidos, nem embalagens velhas.
– Cápsulas não devem ser abertas. Comprimidos não devem ser partidos, apenas se o médico recomendar.
– Obedecer sempre os horários para ingestão indicados pelo médico na receita. A bula também indica a quantidade, quantas vezes ao dia e por quanto tempo deve ser utilizado.
– Não tirar os medicamentos da caixa e sempre guardar as bulas.
– Os medicamentos devem ser guardados longe da luz, umidade e do calor. Respeitar a temperatura de armazenamento.
– Caso verifique algum efeito adverso, deixe de tomar e relate ao profissional que lhe recomendou. Se possível relate o efeito adverso a um serviço de Farmacovigilância.
– Não guardar medicamentos em casa e nem se automedicar são procedimentos fundamentais para evitar problemas. Não se deve manter uma farmacinha em casa.

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária

 

02.05.2014

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara