Escola de Educação para o Trânsito completa 5 anos e ganha registro na Câmara de Fortaleza

14 de maio de 2014 - 16:05

A Escola de Educação para o Trânsito do DETRAN-CE completou nesta quarta-feira, dia 14, o quinto ano de atividades ininterruptas, em cujo período atendeu a 125 mil alunos de escolas públicas e privadas, entre 5 a 10 anos, em dois turnos do dia (de segunda-feira a sexta-feira).

 

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou requerimento, em sessão do último dia 29 de abril, proposto pelo vereador Evaldo Lima, solicitando a inclusão nos anais da Casa de um artigo de autoria da jornalista Liana Costa publicada no jornal O Povo, no último dia 24 de abril, com o título “Escolinhas trabalham a educação para o trânsito”. No texto, ela aborda sobre as atividades da escola do DETRAN.

 

O Governo do Estado, através do DETRAN, está construindo mais duas escolas de trânsito no estado: uma em Sobral, que será inaugurada em junho próximo; e outra em Juazeiro do Norte, cuja construção será iniciada ainda neste semestre.

 

Na escola de trânsito os alunos permanecem por 3 horas, participando ativamente das atividades, começando com uma breve exposição de
monitores no auditório, com a exibição de um vídeo da Disney, com o personagem Pateta, que muda sua personalidade quando entra no veículo e começa a dirigi-lo em via pública. Passa de um cidadão atencioso, cordial e educado, para um motorista abusado, desrespeitoso e arrogante.

 

Na sequência, ainda no auditório, as crianças participam de uma oficina chamada “Minha cidade ideal”, em que são divididos em seis grupos, para que cada um construa a cidade que idealiza, com peças de lego. Aqui vale a criatividade: praças, escolas, quadras de esportes, sítios, fazendas, uma área de preservação ambiental. As crianças também dirigem carros por controle remoto, nas ruas de uma cidade, feita com 10 mil peças de lego, com as caraterísticas de Fortaleza. Têm ainda a oportunidade de dirigir um minicarro, orientado por um monitor, que o segue, para que verifique e obedeça a sinalização vertical e oriental de trânsito. As escolas interessas em levar seus
alunos deve agendar a visita pelo e-mail: escoladetransito@detran.ce.gov.br

 

14.05.2014

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DO DETRAN-CE
Paulo Ernesto Serpa – paulo.ernesto@detran.ce.gov.br
(85)3101.5813 e 3101.5819