Governador apresenta desempenho das crianças na alfabetização e no 5º ano

19 de maio de 2014 - 13:27

O governador Cid Gomes e o secretário da Educação do Ceará, Maurício Holanda, apresentam nesta terça-feira, dia 20, às 9h30min, no Centro de Eventos do Ceará, os resultados de 2013 do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). Foram avaliadas as crianças do 2º e 5º anos do ensino fundamental das escolas públicas. Durante a solenidade, que contará com a presença do ministro da Educação, Henrique Paim, haverá a entrega do Prêmio Escola Nota Dez, do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) e do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic +5). Como parte da programação, na segunda-feira, dia 19, das 15h às 20h, no mesmo espaço, haverá uma mostra de experiências de alfabetização e do histórico do Paic com a participação de todos os municípios cearenses, além de palestra de Antônio Augusto Gomes Batista, seguida de apresentação musical.

 

 

A programação especial de dois dias é para comemorar os sete anos de implementação do Paic, programa estadual que conta com a parceria do Governo Federal. Nesse período, os dados do Spaece foram utilizados, como base, para o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais, no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

 

 

Esse crescimento pode ser visto nos números alcançados até agora. Em 2007, 14 municípios estavam no Padrão Desejável em alfabetização das crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2012, esse número subiu para 149. No início do programa, o percentual de alunos alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental era de 39,8%. Esse número subiu para 76,7% em 2012. No mesmo intervalo, a redução do percentual de alunos não alfabetizados caiu de 47,5% para 8,7%. Já entre os alunos do 5º ano com desempenho adequado em Língua Portuguesa, ao final dessa série, o percentual em 2008, saiu de 6,9% para 29%, em 2012. Na disciplina de Matemática, em 2008, era 3,6% e em 2012 passou para 20,2%.

 

 

O Paic tem como meta garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças matriculadas na rede pública de ensino até os sete anos de idade. A ação beneficia os 184 municípios do Estado com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de literatura. Em 2011, o Governo do Estado, por meio da Seduc, expandiu as ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5º ano de escolaridade. Essa iniciativa é denominada PAIC+5 e visa levar aos municípios mais formações para os profissionais, apoio às gestões escolares e aos alunos com dificuldades de aprendizagem, entre outros aspectos. O Paic contribuiu para a estruturação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Este Pacto fortaleceu as ações do Paic/Pnaic, em 2013.

 

 

Escola Nota 10

 

Para reconhecer o esforço pela alfabetização das crianças, o Governo do Estado instituiu o Prêmio Escola Nota Dez. Em sua sexta edição, a premiação é destinada a até 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa); e até 150 unidades públicas de 5º ano, a partir do Índice de Desempenho Escolar – (IDE 5).



19.5.2014
Assessoria de Imprensa da Seduc Jacqueline Cavalcante 85 3101.3972 jacquelinec@seduc.ce.gov.br