Sesa mobiliza municípios para cumprir meta de vacinação

27 de maio de 2014 - 15:11

A Coordenação Estadual de Imunização da Secretaria da Saúde do Estado está convocando os municípios a realizar mobilizações na última semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe no Ceará. A meta de imunização é de 80% da população-alvo. Até a manhã desta segunda-feira (26), a cobertura no Ceará era de 66,17%, com 1.173.305 doses aplicadas. No Estado, 69 municípios já cumpriram a meta de imunização, 107 estão com cobertura maior que 50% mas ainda não atingiram a meta, e oito estão com cobertura abaixo de 50%. Depois de prorrogada, a campanha no Ceará vai até a próxima (30).

 

A orientação da Coordenação Estadual de Imunização é para que os municípios que ainda não atingiram a meta de vacinação realizem dias de mobilização e a busca ativa de pessoas ainda não vacinadas em creches, escolas e abrigos de idosos, unidades de saúde, cadeias e presídios, por exemplo. Na meta de imunização de 80% da população de 1.995.760 pessoas estão incluídas as crianças de 2 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, idosos com 60 anos ou mais, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, os grupos portadores de doenças graves crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os povos indígenas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

 

A vacinação é a principal prevenção contra a influenza. A campanha, feita todos os anos desde 1999, contribui para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa é de que de 5 a 15% da população sejam acometidos e que, globalmente, a influenza, doença respiratória infecciosa de origem viral, cause 3 a 5 milhões de casos graves e 500 mil mortes todos os anos.

 

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou através das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Entre os cuidados simples para prevenir a gripe, está a lavagem das mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. Os sintomas da gripe são febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. O agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

 

27.05.2014

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara