Campanha de vacinação contra pólio e sarampo começa neste sábado (08)

7 de novembro de 2014 - 13:43

Este sábado (08) é um dia muito importante para a saúde das crianças. Os postos de saúde estarão abertos durante todo o dia para vacinar contra a paralisia infantil e sarampo. E mais: para uma avaliação e atualização dos cartões de vacina de todas as crianças. Isso significa que além da vacina contra a paralisia infantil e da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, outras vacinas estarão disponíveis nos postos, entre elas a que imuniza contra a hepatite A, hepatite B, rotavírus. Por isso, os pais devem ir aos postos levando os cartões de vacinação para que sejam atualizados e as crianças fiquem protegidas.

 

Para fazer essa mobilização, o ministro da saúde, Arthur Chioro, estará amanhã em Fortaleza, onde fará a abertura da campanha de vacinação, que vai até o dia 28 deste mês. Acompanhado o secretário da saúde do Estado, Ciro Gomes, da secretária de saúde de Fortaleza, Socorro Martins, o ministro fará o lançamento às 8h30min, no Centro de Saúde Gothardo Peixoto Figueiredo Lima (Rua Irmã Bazet, s/n – Damas, ao lado do Imparh).

 

AS VACINAS QUE SERÃO ATUALIZADAS DURANTE A CAMPANHA

– Pólio Oral (VOP) – Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba e Varicela)
– Pólio Inativada (VIP) – DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche)
– Pentavalente (DTP + Hib + Hepatite B) – Hepatite B
– Pneumocócica 10 Valente – Rotavírus
– Meningocócica Conjugada C – Hepatite A
– Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba)

 

Com a pretensão de levar o maior número de crianças aos postos e deixar em dia o máximo de cartões de vacinação, a campanha neste ano terá dois momentos de mobilização nacional. Assim como no dia 8, todos os municípios brasileiros farão no dia 22 deste mês mobilização, deixando os postos abertos à vacinação. Na campanha nacional de vacinação, o Ceará deve imunizar 573.429 crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade contra a paralisia infantil. A meta é imunizar 95% das crianças na faixa etária, mesmo aquelas que já tenham sido vacinadas. Há 25 anos o Ceará não registra nenhum caso de paralisia infantil. Em relação ao sarampo, como a vacinação foi antecipada por causa do surto da doença, o objetivo da campanha no Estado é atualizar a caderneta de vacinação das crianças de um a cinco anos de idade incompletos.

 

 

Para cumprir a meta de imunização, a Secretaria da Saúde do Estado e as secretarias municipais de saúde terão 1.900 postos fixos e 1.350 postos volantes de vacinação. Estarão envolvidas na campanha 20 mil pessoas e serão utilizados 210 veículos terrestres. Em 2013, o Ceará atingiu cobertura de 98,20%, com imunização contra a poliomielite de 583.341 crianças. Nos anos anteriores, a cobertura chegou a 96,70 em 2010, 98,27% em 2011 e 98,63% em 2012.

 

O objetivo da campanha é manter elevada cobertura vacinal de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país, garantindo assim a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite. A utilização da vacina poliomielite oral favorece a proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente. O Ministério da Saúde, no entanto, re comenda a vacina injetável para as crianças acima de 6 meses que estão com o esquema de vacinação atrasado.

 

Sarampo

 

Desde fevereiro deste ano – inicialmente em 26 municípios e, a partir de junho, em todo o Estado – o Ceará vacinou contra o sarampo 571.134 crianças. O Ministério da Saúde recomenda uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose da vacina tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade. Dos 10 aos 19 anos, devem ser aplicadas duas doses de vacina com o componente sarampo, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Entre os 20 e os 49 anos, a indicação é de uma dose da vacina.

 

Conforme boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado, o Ceará confirmou, desde o dia 25 de dezembro do ano passado, 503 casos de sarampo em 24 municípios. Nenhum óbito (ver boletim epidemiológico atualizado). O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação. Já a poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

 

07.11.2014

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara