Sesa vacina contra pólio e sarampo no segundo Dia D, sábado 22

21 de novembro de 2014

Um posto de vacinação funcionará na Secretaria da Saúde do Estado, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, das 8 às 17 horas, para reforçar a estrutura do segundo Dia D de mobilização nacional da campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo, neste sábado, 22 de novembro. A campanha foi lançada em Fortaleza pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, no primeiro dia de mobilização, em 8 de novembro. A vacinação contra a poliomielite e o sarampo continua em todos os municípios brasileiros até o dia 28 de novembro para quem não se vacinou na campanha atual.

 

 

O Ceará deve imunizar 573.429 crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade contra a paralisia infantil. A meta é imunizar 95% das crianças na faixa etária, mesmo aquelas que já tenham sido vacinadas antes do início da campanha. Em relação ao sarampo, como a vacinação foi antecipada por causa do surto da doença, o objetivo da campanha no Estado é atualizar a caderneta de vacinação das crianças de um a cinco anos de idade incompletos.

 

 

Além da vacina contra a paralisia infantil e da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, outras vacinas estão disponíveis nos postos, entre elas a que imuniza contra a hepatite A, hepatite B, rotavírus. Os pais devem ir aos postos levando os cartões de vacinação para que sejam atualizados e as crianças fiquem protegidas.

 

 

O objetivo da campanha é manter elevada cobertura vacinal de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país, garantindo assim a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite. A utilização da vacina poliomielite oral favorece a proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente. Em 2013, o Ceará atingiu cobertura de 98,20%, com imunização contra a poliomielite de 583.341 crianças. Nos anos anteriores, a cobertura chegou a 96,70 em 2010, 98,27% em 2011 e 98,63% em 2012.

 

 

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

 

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara