Palma forrageira: Estado distribuiu 2 milhões de raquetes em 2014

23 de janeiro de 2015 - 18:54

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), já distribuiu em 2014/2015 cerca de 2 milhões de raquetes de palma forrageira beneficiando aproximadamente 200 agricultores.

 

As raquetes foram distribuídas nas Regiões do Cariri Leste, Oeste e Central, Sertão Central, Maciço do Baturité e Vale do Jaguaribe. As raquetes de palma forrageira foram distribuídas através dos Programas Hora de Plantar e Repalma.

 

A palma forrageira é uma cactácea forrageira altamente adaptada ao semiárido capaz de resistir a estiagem e produzir neste período. Um hectare de palma alimenta 20 cabeças de bovinos e cerca de 200 cabeças de ovinos e caprinos durante um ano. Segundo o coordenador de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária da SDA, Márcio Peixoto, a palma forrageira é importante tanto para a alimentação animal como para a alimentação humana. Peixoto destacou ainda que a produção de forragem é a garantia de renda certa para os produtores, principalmente em momentos de estiagem, “isso porque bem alimentado, as vacas produzirá mais leite e de melhor qualidade”.

 

Para 2014/2015, o Estado irá distribuir cerca de 7,8 milhões de raquetes de palma forrageira, através do Projeto Hora de Plantar e Repalma, que prevê a distribuição de raquetes de palma forrageira até 2015 para os agricultores familiares do Ceará. O objetivo é fomentar a produção de palma forrageira resistente à praga da cochonilha do carmin no semiárido cearense, para garantir reserva estratégica de alimento visando assegurar o aumento da produção e da produtividade do rebanho.

 

 

23.01.2015

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br |  asscom@sda.ce.gov.br

 

Marina Filgueiras – estagiária de jornalismo
marina.filgueiras@sda.ce.gov.br

 

Mariana Galvão – estagiária de Jornalismo
mariana.galvao@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA