Saúde da pele no Carnaval: evite sol em excesso

13 de fevereiro de 2015 - 14:04

A exposição excessiva ao sol e a participação no mela-mela, característico da época, representam riscos à saúde da pele que devem ser evitados durante o Carnaval. A recomendação é do dermatologista Heitor Gonçalves, diretor do Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia, unidade da Secretaria da Saúde do Estado. Sol em horários inadequados e em excesso, alerta o médico, provocam queimaduras que causam lesões profundas e, mais grave, podem levar ao desenvolvimento do câncer de pele. No mela-mela os riscos são o surgimento de dermatites, inflamações da pele provocadas pelo contato direto com substância irritante ou que causa alergia, e, nos olhos, de conjuntivite e ceratite, inflamação da córnea que pode se agravar.

 

Exposição moderada ao sol é benéfica para a saúde até antes das 9 e depois das 15 horas. Para evitar os riscos durante o Carnaval, a indicação para quem vai se expor diretamente ao sol e frequentar ambientes ensolarados é o uso de protetor solar de fator 30 ou superior e protetor labial, com reaplicação após banhos de mar ou piscina, e o cuidado de não exagerar no tempo de exposição e se proteger, também, com guarda-sol ou sombreiro. Os foliões que brincam o carnaval de rua durante o dia devem, da mesma forma, usar protetor solar, chapéu, camisa branca de manga comprida e óculos escuros. Em todos os casos, deve-se ter atenção para a hidratação do corpo, principalmente de crianças e idosos. A dica é beber bastante água. Em caso de queimadura de sol, a orientação é usar hidratante para a pele, hidratar bem o corpo com ingestão de água e procurar o serviço médico.

 

No carnaval de rua o recomendável é evitar o mela-mela para não expor a saúde aos riscos. Em caso de ser atingido por produtos lançados pelos foliões, a orientação é lavar imediatamente com água corrente. Se for atingido por produto tóxico, como já se registrou no Carnaval, deve-se procurar imediatamente o serviço médico.

 

13.02.2015

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara