Primeira-dama visita mais um abrigo mantido pela STDS

17 de março de 2015 - 11:18

Com o foco de atuação na infância, a primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, está visitando os abrigos mantidos pelo Estado para conhecer a infraestrutura e o funcionamento. Nesta segunda-feira (16/03), foi a vez da Unidade de Acolhimento Casa Abrigo, no Cristo Redentor, que é mantida pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e atende 82 crianças na faixa etária de 0 a 12 anos.

 

“Eu sei que o abrigo não é um local ideal para as nossas crianças e sim ao lado de uma família. Mas enquanto eles estiverem aqui precisamos oferecer atendimento de qualidade. E não podemos nos acomodar, quando a única solução for a adoção, precisamos acompanhar de perto para que essas crianças voltem o mais rápido para os cuidados de uma família”, pontuou a primeira-dama.

 

Rprim2O abrigo acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social encaminhadas pela Justiça e oferece atendimento nas áreas de saúde preventiva, além de atividades pedagógicas e recreativas coordenadas por equipe técnica multidisciplinar de assistentes sociais, psicólogo, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, economista doméstica, pedagoga, educador físico, atendentes infantis e educadores sociais. Os acolhidos também utilizam recursos da comunidade como hospitais, postos de saúde, escolas, entre outros.

 

Segundo a diretora do equipamento, Maria Aldaci Simões, o principal objetivo da equipe é promover a reintegração familiar das crianças acolhidas, mas, em muitos casos, a única alternativa é encaminhar para adoção. Atualmente, 23 crianças estão nessa situação. “É uma iniciativa louvável da primeira-dama de visitar os abrigos. Nada como ver com os seus próprios olhos a situação de cada local, é diferente de apenas receber um relatório. Estou muito feliz com a visita”, ressaltou. A secretária executiva da STDS, Ana Cruz, e a equipe do Gabinete da Primeira-Dama e do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) também acompanharam a visita.

 

17.03.2015

Déborah Vanessa (85 3101.1568 – 8809.8731)
Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama