Semana da Água: Terminal Portuário reduz gastos com água reutilizando efluentes

23 de março de 2015

As dificuldades de produção e oferta de água potável devido à escassez provocada pelo quadro de estiagem no Ceará tem gerado a adoção de medidas criativas e continuadas para garantir a oferta desse insumo à população e às atividades produtivas. Dentre essas ações estão as constantes campanhas de conscientização acerca do uso racional do produto e a implementação de sistemas que reduzem o desperdício. Foi pensando nisso que a Companhia de Integração Portuária do Ceará – Cearáportos implantou um sistema de tratamento e reúso da água utilizada por seus funcionários, provocando assim uma expressiva economia no pagamento da tarifa de consumo do produto.  

O Terminal Portuário do Pecém, administrado pela Cearáportos, conta com um sistema de tratamento e reúso de efluentes sanitários que tem provocado expressiva economia no uso da água e sua tarifa. Atualmente, quase 25% da água consumida no terminal é proveniente de reúso. O sistema reutiliza os efluentes produzidos pela empresa em diversas atividades, ao invés de lançá-los no solo ou nos recursos hídricos.

Esse sistema foi criado e implantado em 2013 pelo engenheiro civil José Maria Arruda Filho, coordenador de Engenharia e Projetos da Cearáportos, órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura do Estado – Seinfra. Em agosto daquele ano, houve uma redução de 38,03% no consumo de água pelos diversos órgãos que atuam naquele terminal, caindo de 7.870,00 m³, em junho, para 3.915,00 m³, em agosto de 2013.

O sistema de coleta, tratamento e reúso dos efluentes é formado por uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE com três níveis de tratamento. A primeira fase faz a separação dos diversos componentes dos efluentes. A etapa seguinte utiliza reatores anaeróbicos e aeróbicos para tratar os esgotos eliminando cerca de 95% da matéria orgânica dos efluentes. Na última fase, o esgoto, já tratado, recebe Policloreto de Alumínio – para ativar o processo de coagulação, floculação e filtração de forma a remover micro partículas em suspensão na água – e Cloro para permitir seu reúso na irrigação de áreas verdes, lavagem de pátios e nas descargas das bacias sanitárias.

Atualmente, 87% do esgoto gerado pelo Terminal é tratado pela Estação implantada pela Cearáportos.

Economia
Além de evitar a contaminação do lençol freático daquela área portuária, reaproveitando, após tratamento, as águas do esgotamento sanitário para alimentação das bacias sanitárias dos diversos prédios e para o sistema de irrigação automática dos jardins, o sistema proporciona expressiva economia de água potável e de mão de obra, ao mesmo tempo que atende às normas ambientais para a atividade portuária. A eficiência do projeto também pode ser constatada na redução da tarifa paga pela Cearáportos à concessionária do insumo, que caiu de R$ 60.622,40 em junho daquele ano para apenas R$ 10.724,40 em agosto do mesmo ano.

O projeto, que teve seu autor agraciado com a Medalha do Mérito do Servidor Público no ano passado, é modular e permite a ampliação do seu uso no Terminal face ao crescimento da população que trabalha naquele porto localizado no município de São Gonçalo do Amarante, podendo, ainda, ser levada para outros órgãos do Governo situados fora daquela área. Novas redes de coleta estão se desenvolvendo para que o sistema de tratamento atinja 100% até 2016. Um plano de expansão do sistema de coleta está em estudo quando da entrada em funcionamento do prédio do Corpo de Bombeiros previsto para o final de 2015.

Leia mais:
Semana da Água: qualidade é essencial para a saúde
Semana da Água: como funcionam os sistemas complementares de abastecimento
Semana da Água: conheça as 7 principais ações do Governo para garantir a segurança hídrica no Ceará
Semana da Água: guardar água aumenta risco de dengue. É preciso ter cuidados
Semana da Água: Cagece realiza ações com o Teatrinho de Bonecos
Semana da Água: Governo do Estado realiza leilão reverso para contração de obras e serviços de abastecimento

Semana da Água: evento debate importância do combate ao desperdício

23.03.2015

Assessora de Imprensa da Seinfra

Marco da Escóssia
85 8130.9565 / 3216-3763
Twitter: @seinfrace
Facebook: www.facebook.com/SeinfraCE