Aos 6 meses de vida a criança já tem que ser vacinada contra sarampo

24 de março de 2015 - 14:00

Segunda-feira é o dia do recado que “vacinar é proteger” dado pelo Zé Gotinha, personagem nacional de imunização. Na nova tirinha, através de um diálogo entre duas mães, Zé Gotinha deixa claro que não é mais preciso esperar que as crianças completem 1 ano para serem vacinadas, como era antes do surto de sarampo no Estado. A primeira vacina para proteger do sarampo já tem que ser aplicada quando as crianças fazem seis meses de vida. No aniversário de 1 ano precisam receber a segunda dose da vacina. Quando fazem 1 ano e três meses devem ser levadas de novo aos postos de saúde para receberem a terceira dose. Somente com as três doses, as crianças ficam protegidas e livres do sarampo.

O sarampo é uma doença de fácil transmissão. Ocorre de pessoa a pessoa, através das secreções, expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Pode atingir pessoas de qualquer idade, principalmente crianças com menos de cinco anos. Quem tem filhos de seis meses a menores de 5 anos que ainda não foram vacinados devem procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde dos municípios, ainda conhecidas como postos de saúde. A vacina é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde.

O melhor é prevenir, e a única forma de prevenção é a vacina, mas as famílias também devem conhecer e ficar atentas aos sintomas e sinais do sarampo: febre, manchas vermelhas, acompanhadas de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite e ainda manchas brancas dentro da boca. Do dia 25 de dezembro de 2013, início do surto, até a última sexta-feira, 13, conforme boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado 766 pessoas tiveram sarampo em 33 municípios cearenses. Nenhum óbito. Diferentes países das Américas e também da Europa estão também enfrentando surto do sarampo.

Leia mais:
Fortaleza e Caucaia vacinam contra sarampo pessoas com até 29 anos

24.03.2015

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá
selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara