Tire todas as dúvidas sobre vacinação contra sarampo

31 de março de 2015 - 14:21

    A campanha de intensificação da vacinação para eliminar o surto de sarampo no Ceará, que começou no dia 23 de deste mês de março, vai até o dia 18 de abril. Devem ser vacinadas crianças a partir de seis meses, adolescentes e também jovens com até 29 anos de idade, em Fortaleza e Caucaia. Para deixar a população ainda mais bem informada sobre a vacinação, quem deve ou não se vacinar, a Coordenadora Estadual de Imunizações, Ana Vilma Leite Braga, responde às principais questões levantadas pela população sobre a vacinação contra o sarampo.

 

Com que idade se deve tomar a vacina do sarampo?

    Por causa do surto de sarampo, todas as crianças que completam seis meses de idade precisam receber a primeira dose da vacina tríplice viral que, além de proteger contra sarampo, evita a caxumba e rubéola. Quando completam 1 ano devem ser vacinados pela segunda vez. Com 1 ano e três meses precisam ser vacinados de novo para garantir a efetiva proteção.

 

Crianças com 5 anos ou mais que tomaram as 3 doses na vacinação antes dos 5 anos, devem se vacinar novamente agora durante a campanha?

    Sim. A campanha é para vacinar todo mundo que tem de 5 a 29 anos, indiscriminadamente, ou seja, mesmo que já tenha tomado doses anteriores a recomendação é tomar novamente.

 

Adolescentes a partir dos 12 anos que, por causa do surto se vacinaram recentemente, antes da campanha de intensificação, devem se vacinar novamente?

    Sim. É preciso se vacinar de novo.

  

Mulheres grávidas podem se vacinar?

    Não podem. A vacina é de vírus vivo atenuado. Gestante não pode tomar. Ela pode tomar assim que tiver o bebê, ainda na maternidade, para proteger o bebê através dos anticorpos maternos presente no leite materno.

 

 

Adultos acima de 29 anos, vacinados ou não, podem se vacinar?

    Se tiver comprovação de vacinação, não precisa. Se não tiver é importante se vacinar, está recomendado na rotina dos postos de saúde.

 

Quem já teve sarampo deve se vacinar?

    Não. Quem já teve sarampo tem anticorpos deixados pela doença e não precisa se vacinar.

 

 

Quem está com diagnóstico de virose e apresenta febre pode se vacinar?

    É melhor não tomar, deve aguardar ficar bom da virose e/ou febre. Quando estiver recuperado pode tomar.

 

 

Pacientes oncológicos em tratamento podem se vacinar?

    Não. Esses pacientes são imunodeprimidos, não devem tomar a vacina, pois a vacina é de vírus vivo atenuado e está contraindicada para esses pacientes.

 

 

O sarampo mata ou deixa sequelas?

    O sarampo pode matar, principalmente quando ocorrem complicações como pneumonia, broncopneumonia, desidratação e, mais raramente, a encefalite. As complicações ocorrem principalmente em crianças menores de 1 ano e desnutridas. Pessoas com baixa imunidade (transplantados, pessoas em tratamento de câncer, pessoas em uso de corticóides, diabéticos, pessoas HIV-positivo com sintomas) também podem evoluir para as formas graves da doença. Quando curado, o sarampo só deixa sequelas se uma das complicações tiver sido a encefalite.

 

 

  Veja onde se vacinar em Fortaleza e Caucaia

   

 

31.01.2015

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula
(85) 3466.4898 / (85) 9922.2712