Dragão do Mar: confira a programação cultural de 7 a 12 de abril

7 de abril de 2015

Programação cultural da semana de 7 a 12 de abril

 

? Gênero em Cena [Curta O Gênero]

O Curta o Gênero 2015 leva uma parte de sua programação ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. De 7 a 10 de abril, acontece o Gênero em Cena, evento que agrega o teatro como linguagem artística para abordar questões de gênero e sexualidades. São quatro peças que transitam entre o universo social das transexuais, de mulheres comuns e da violência de gênero.

O Gênero em Cena começa com o espetáculo BR Trans (CE), do diretor e produtor Silvero Pereira, que traz a cartografia artística e social do “universo Trans” no Brasil, por meio de um paralelo entre a pesquisa e a vivência no dia-a-dia das travestis e transformistas do Nordeste ao Sul. O segundo dia é com a peça Maieutica (CE), do grupo Parafernália Poética, que questiona o papel da mulher compreendido, social e historicamente, como apêndice do homem.

Pela primeira vez em Fortaleza, o terceiro dia apresenta Borboletas de Sol de Asas Magoadas (RS), da diretora Evelyn Ligocki, que realiza uma visita ao cotidiano das travestis, em que pretende desmistificar e romper preconceitos diversos. E, para finalizar a semana, temos a peça Sete Ventos (RJ), da diretora Débora Almeida, em que a plateia conhecerá os depoimentos de mulheres negras e o mito de Iansã.

Na semana seguinte, o Curta o Gênero continua sua programação na Casa Amarela Eusélio Oliveira, com o IV Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança, a IV Mostra Internacional Audiovisual e o III Encontro Gênero nos Pontos– 3º Encontro Nacional Gênero nos Pontos – Lançamento de Rede Latinoamericana de Gênero e Cultura, na tarde no dia 18 volta ao Dragão do Mar com as Mostras Paralelas de Cinema e a Festa de Encerramento.

 

Sobre o Curta o Gênero  

O projeto Curta O Gênero é realizado desde 2012 pela ONG Fábrica de Imagens – ações educativas em cidadania e gênero, com apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e Coelce e o patrocínio dos Correios e da Petrobras. Traz na bagagem uma proposta para multilinguagens, com o debate e a difusão de obras comprometidas com a denúncia das desigualdades de gênero, construção ou invenção de outras representações baseadas na equidade de gênero e na afirmação da diversidade sexual. Através de simpósios temáticos, mostras audiovisuais, rodas de conversa, exposição fotográfica, apresentações teatrais (Gênero em Cena) e musicais, feiras artísticas e de livros.

Dias 7, 8, 9 e 10 de abril, às 19h, no Teatro Dragão do Mar. Acesso gratuito.

Contato: Monique Linhares / Luizete Vicente (85) 3495.1887 / 9687.0066 / luizetevicente.pt@gmail.com)

? Golpe de Vista [ciclo mensal de conversas sobre fotografia]

No Golpe de Vista deste mês, o tema é o “devir do mentir na fotografia”, com a participação dos professores Wendel Alves de Medeiros (IFCE) e Fernando Maia da Cunha (UFC/FANOR). A ideia é discutir como a fotografia mente, engana e ilude. Suas manipulações, processos e construções. Desde experimentos com a luz no analógico, o photoshop no digital e a mistura disso com outras linguagens: a pintura, o desenho e gravura. Tudo com a intenção de propiciar aos participantes essa coisa do devir na imagem. Algo que consequentemente leva ao ilusório, ao ficcional.

A dinâmica “Cartas Abertas” contará com a participação internacional de Antonello Veneri que vêm desenvolvendo o projeto “Vida extra-ordinárias”, acompanhando e narrando, por meio de imagens, histórias de moradores de rua nas maiores cidades brasileiras.

O Golpe de Vista trata-se de encontros mensais onde convidados e o público presente trocam experiências sobre imagem e artes visuais com ênfase na fotografia e seus desdobramentos. A iniciativa objetiva aprimorar os conhecimentos fotográficos de forma coletiva e fomentar fotopasseios mensais e intervenções no formato fotoclubista.

A ação é promovida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia/UFC e o Laboratório de Pesquisa Digitais e Imagéticas da Faculdade de Educação/UFC que retomam as atividades do “Golpe de Vista” de 2015 incluindo ações formativas como oficinas e cursos de caráter mensal.

O acesso é gratuito e conta com o apoio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

 

OFICINA: Apps para Edição de Fotos em Smartphones com Éden Barbosa. Sábado, 18/4, 14h no MAC do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Dia 8, às 19h, no Auditório do Dragão. Acesso gratuito.

Contato: Éden Barbosa 9904.0014

? Feira da Fotografia Fortaleza

No dia 11 de abril, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe a segunda edição da Feira da Fotografia Fortaleza. Atuante desde 2012, a Feira saiu dos Mercados dos Pinhões para o Dragão, trazendo uma edição de estreia temática sobre fotos de Carnaval. Nesta edição de abril, a partir das 14h, haverá projeção e exposição de fotografias de Religiosidade e sobre os índios.

Das 15h às 16h, a Feira oferece uma oficina de revelação em Preto e Branco, com Éden Barbosa. Das 16h às 17h, tem palestra com o fotógrafo Zé Albano, que contará sobre sua trajetória de 50 anos de fotografia.

Para completar, vários sorteios de livros e outros detalhes mais completam  comemoração do terceiro ano de existência da Feira.

O principal objetivo da feira desde o início, em 2012, foi de agregar fotógrafos, amantes da fotografia e artistas que têm a imagem como suporte de seu trabalho e assim trocarem ideias entre si e alavancarem esta arte. De abril de 2012 até agora, já foram realizadas 21 edições da feira, já consolidada como um grande espaço de discussão da fotografia cearense. Além da exposição e da feira em que se comercializa tudo relacionado à fotografia, há ainda palestras e workshops.

Dia 11, das 14h às 18h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

Contato: Chico Gomes (8834-6468 / chicogomesfoto@hotmail.com)

? Espetáculo “Os Cavaleiros”

Grupo Alumiar Cenas & Cirandas – Direção: Socorro Machado

Com um texto feito a partir de figuras fantásticas e reais da nossa Cultura Popular, Os Cavaleiros, do grupo de teatro Alumiar Cenas & Cirandas, estreia no Teatro Dragão do Mar, dia 11 de abril, às 19 horas.

Um espetáculo em que uma visão sagrada e profana envolve a vida de uma comunidade de vaqueiros; o folguedo do bumba-meu-boi e os sete pecados capitais são como características da essência humana; e os brinquedos cantados e a religiosidade se entrelaçam como fios nas mãos dos personagens, que apresentam texto rico em torno do grande universo que é a Cultura Popular.

Sob a direção geral de Socorro Machado, Os Cavaleiros traz a inclusão para cena teatral. O espetáculo terá a participação de dois atores deficientes visuais, e contará com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e áudio-descrição durante as sessões.

O grupo cearense de teatro Alumiar Cenas & Cirandas, com 15 anos de existência, é composto por pesquisadores e estudiosos da cultura popular, arte-educadores, pedagogos e comunicadores que têm como filosofia o Teatro Pedagógico, visando à transformação do indivíduo a partir da educação.

Dias 11 e 12, às 19h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Classificação etária: 9 anos.

Contato: Santos Mota / Renato Fontenele (9653-6399 / 9646-6169 / renato_fontenelle@hotmail.com)

? Fuxico no Dragão

Música, performances e uma feirinha com vinte jovens expositores em design, moda, produtos terapêuticos e gastronômicos agitam as tardes de domingo do Centro Dragão do Mar. O programa perfeito para jogar longe o marasmo dominical.

Dia 12, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

 

EXPOSIÇÕES

? Abertura da exposição “Fortaleza – Cores da cidade”

Fortaleza há de ser cantada! A barra, o dragão, o passeio; o bode, a praça, a ponte; os poetas, os profetas, os renegados. Como destacar da obnubilação citadina cada elemento senão pela cor, pelo traço, pelo verso? Mira, olha, enxerga, Fortaleza! Espia a beleza que aqui fez morada.

Somente representações poéticas podem restaurar a ternura que eventualmente se perdeu no caos do dia-a-dia. Os embates, as desproporções, os extravios que descarrilam a metrópole não podem abafar a cidade, seus personagens, suas histórias. Precisamos elaborar retratos que inspirem a construção de um reduto que se respeite, se preserve. As cores da cidade devem ganhar as telas para que as enxerguemos.

Os artistas plásticos Carlos Macedo, Cláudio César, Fernando França, João Marcelo Pereira, Lia Sanders, Mano Alencar e Vando Figueirêdo aproveitam o ensejo do aniversário de Fortaleza para louvar nossa aldeia. Resgatando paisagens e personagens, a exposição Fortaleza – Cores da Cidade oferece novos tons a cenários já invisíveis de tão familiares.

Em cartaz de 2 a 26 de abril de 2015, na Multigaleria. Visitação: terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30). Gratuito.

? Vaqueiros [Sala 4]

Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.

Exposição de longa duração, no Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.

? Exposição Corpo da Obra [piso superior]

O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) apresenta a exposição Corpo da obra e evidencia eixos temáticos que compõem o seu acervo. Uma ação constante na atual política curatorial do Museu é a de proporcionar a visibilidade e o acesso das obras que compõem sua coleção, através de mostras que provoquem reflexão e dinamizem a relação público/obra. Uma dinâmica efetiva dentro dessa metodologia são as oficinas preparadas pela ação educativa do MAC-CE, que potencializam questões conceituais ao estimular percepções e instigar o olhar crítico do participante.

O corpo da obra ocupa o andar superior do MAC-CE e divide-se em quatro partes, em conjuntos que se conectam ediscutem eixos importantes que compõem o acervo do museu.

Em cartaz até abril de 2015. Visitação: terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30). Gratuito.

? MÚLTIPLAS LINGUAGENS

5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto Martins

De acordo com a faixa etária dos participantes, o grupo define as atividades de escoteirismo.

Todos os sábados, das 14h às 17h, no Bosque da Praça Verde. Acesso gratuito.

Feira Dragão Arte

Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.

Todas as sextas, sábados e domingos, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D’Água. Acesso gratuito.

Brincando e Pintando no Dragão do Mar

Brincadeiras e atividades infantis para todas as idades orientadas por monitores.

Todos os domingos, das 16h às 19h, na Praça Verde. Acesso gratuito.

Planeta Hip Hop

Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.

Todos os sábados, às 19h, na Arena Dragão do Mar.

? PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

O Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica através de caráter transdisciplinar em Astronomia. Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (meia).

Sessões:

O ABC do Sistema Solar

Em uma nave imaginária crianças fazem uma viagem pelo Sistema Solar. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas. 30min.

Nos Limites do Oceano Cósmico

Usando o poder da nossa imaginação, viajaremos pelo espaço a uma velocidade próxima a da luz até o limite do universo visível, e com a ajuda do planetário, veremos de perto a nossa galáxia e grupos de galáxias muito distante de nós. Será que o universo tem fim? O que vemos no céu é uma ilusão? Você verá que o universo está em expansão e novas estrelas estão surgindo a todo instante.

Explorando o Universo

Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência. 40min.

Origens da Vida

Mergulhando no desconhecido, e a partir das profundezas do oceano, descobriremos as origens da vida em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas. 30min.

Sessões às quintas e sextas-feiras:

18h – Explorando o Universo

19h – Nos Limites do Oceano Cósmico

20h – Origens da Vida

Sessões aos sábados e domingos:

17h – ABC do Sistema Solar

18h – Explorando o Universo

19h – Nos Limites do Oceano Cósmico

20h – Origens da Vida

 

 

07.04.2015

 

Assessoria de Comunicação e Marketing do Instituto Dragão do Mar
Luciana Vasconcelos / 85 3488.8625/ 8970.8081

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias
(85) 9922.2712 / (85) 8801.2382

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898