Má alimentação causa doenças no estômago

7 de abril de 2015 - 12:37

O Hospital Geral de Fortaleza que trata de pacientes com doenças de alta complexidade enumera casos de patologias graves, muitas delas, associadas à má alimentação. Os especialistas do HGF fazem o alerta, várias doenças graves como, por exemplo, o câncer de estômago, estão diretamente relacionadas a falta de cuidado com o que se consome. Segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de estômago é um dos que mais mata no mundo.

O ambulatório do Serviço de Gastroenterologia do HGF atende, por mês, uma média de 545 pacientes, diagnosticados com as mais diversas doenças do estômago. Uma dessas patologias é a chamada doença do refluxo. De acordo com a gastroenterologista Gardênia Costa, médica do ambulatório, a má alimentação contribui para o surgimento desta doença. É preciso evitar a ingestão de alimentos ricos em gorduras e carboidratos. Até porque, em casos mais graves, a doença do refluxo pode ocasionar câncer no estômago, ressalta a médica. No ambulatório de gastroenterologia do HGF, são atendidos, por mês, cerca de 70 pacientes diagnosticados com esta doença.
 

O diretor médico do HGF, Sérgio Pessoa, chama a atenção para outra doença relacionada aos maus hábitos alimentares. A esteatose hepática é o acúmulo de gordura nas células do fígado, também conhecida como infiltração gordurosa do fígado ou doença gordurosa do fígado. Segundo o médico, alguns fatores de risco para a doença é sobrepeso, obesidade, alterações dos lipídeos como colesterol ou triglicerídeos elevados. O gastroenterologista, Sérgio Pessoa, ressalta que a ingestão de refrigerantes discriminadamente pode contribuir para o surgimento da doença. É preciso se alimentar bem para evitar o aparecimento de doenças graves, além disso, praticar exercícios físicos periodicamente, diz o médico.

 

 
07.04.2015

Assessoria de Imprensa do HGF – Oona Quirino
(85) 3101. 7086 | oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias
(85) 9922.2712 / (85) 8801.2382

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br (85) 3466.4898