Hospital de Messejana orienta sobre cuidados com a asma

16 de abril de 2015 - 16:47

Para celebrar o Dia Mundial da Asma, em 5 de maio, o Hospital de Messejana realizará um evento na mesma data para pacientes do Programa de Controle da Asma Grave e  de Difícil Controle (Procan). A iniciativa acontecerá no auditório principal da Instituição, das 8h30min às 10h, e tem como objetivo conscientizar o público sobre os principais cuidados relacionados a doença.

Os pacientes serão acolhidos em um café da manhã e em seguida assistirão palestras ministradas pela equipe multidisciplinar do Procan, com a participação de pneumologista, enfermeira, farmacêutica e nutricionista. As orientações, voltadas para o controle da doença, mostrarão como deve ser o ambiente em que o asmático vive, como administrar a medicação de forma correta e sobre a importância do controle do peso.

Atualmente, 2.408 pacientes são atendidos pelo Programa de Controle da Asma Grave e de Difícil Controle do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Procan), que conta com uma equipe de profissionais de saúde altamente capacitada para tratar pacientes com problemas mais complexos relacionados à asma.

A proposta do programa é oferecer mais qualidade de vida a cada paciente. “Com o tratamento do Procan conseguimos manter a asma sobe controle e mostramos para os pacientes que é possível viver sem sofrer com as crises da doença”, revelou Ana Maria Freire, enfermeira do Programa.

Sintomas da Asma

Os sintomas da asma na criança, assim como no adulto, são recorrentes, ou seja, não estão presentes o tempo todo. Há períodos em que o paciente apresenta falta de ar, chiado no peito, secreção e um pouco de tosse. Estes sintomas aparecem em diferentes circunstâncias e intensidades e em geral, estão relacionados com mudanças de temperatura, contatos com substâncias irritantes, alérgenos, poeira, ou são desencadeados por exercícios físicos ou estresse.

Os principais sinais de alerta são:

– Tosse seca persistente – principalmente à noite;
– Sibilância (chiado no peito);
– Respiração mais rápida do que o normal;
– Falta de ar;
– Cansaço físico;
– Sensação de aperto ou dor no peito.

Sobre o tratamento da asma

O tratamento regular da asma, além da melhora dos sintomas, resulta em economia para os cofres públicos por meio da redução de procedimentos de custos elevados como internações e atendimentos de emergência. O controle da doença também implica em redução do seu impacto social já que, livre de sintomas, os asmáticos são capazes de participar de atividades diversas, incluindo trabalho, educação e esportes.

Como ter acesso ao PROCAN

O paciente deve buscar atendimento em um posto de saúde para diagnosticar o tipo de asma. No caso de a asma ser dos tipos grave, ou de difícil controle, será encaminhado ao Hospital de Messejana.

Serviço:
Programa de Controle da Asma Grave e de Difícil Controle

Mais informações: 3101-4109 ( procurar algum componente do programa)

16.04.2014

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM)
Stella Magalhães – (85) 3101-4092

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898