Cagece inaugura biblioteca infantil para alunos do Projeto Atleta Cidadão

19 de abril de 2015 - 10:30

 A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, mantém o projeto Atleta Cidadão no Centro de Convivência do Pici. Para fomentar o projeto e incluir cada vez mais as crianças da comunidade, será inaugurada na quarta-feira (22) a Biblioteca Atleta Cidadão. A data foi escolhida para fazer alusão ao dia Mundial do Livro.

 

A inauguração se dará em dois momentos (das 9h às 10h30 e das 15h às 16h30) para contemplar os alunos da manhã e da tarde. O objetivo da criação da biblioteca é, principalmente, incentivar a leitura entre as crianças da comunidade e auxiliar na formação de novos cidadãos.

 

Para o dia de inauguração, foram reservados momentos especiais. Além da calorosa animação dos bonecões Pingo e Gota D’água, os pequenos irão assistir à contagem de estórias dramatizadas pelo grupo de teatro do Sesc. Além disso, as próprias crianças vão confeccionar um cartaz em forma de agradecimento àqueles que arrecadaram os livros para a formação da biblioteca. No encerramento do evento irá acontecer um lanche coletivo com as crianças do projeto.

 

O acervo da biblioteca que conta, inicialmente, com 420 livros, foi feito por doações dos colaboradores da Companhia. O espaço de leitura vai oferecer diversos tipos de leitura, como gibis, mangás, contos, e palavras-cruzadas. A vontade de criar a biblioteca nasceu quando foi observado que algumas crianças do projeto e que visitam o centro de Convivência tinham dificuldade com a prática da leitura. O horário de funcionamento da biblioteca será das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. As crianças poderão solicitar o empréstimo dos livros e ter um intervalo maior para os ler em casa.

 

O projeto Atleta Cidadão é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, e é realizado em vários pontos da cidade. A Cagece cedeu o espaço de seu Centro de Convivência no Pici, além de disponibilizar educadoras, que ministram oficinas psicopedagógicas. A Prefeitura fornece o material desportivo e contrata os monitores de educação física.

 

O público-alvo é composto de crianças (de 8 a 13 anos) e adolescentes (de 14 a 20 anos). O Projeto tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte, como também trabalhar a reflexão sobre a autoestima desses jovens, através das oficinas. Atualmente, o projeto beneficia cerca de 140 crianças. São oferecidas diversas modalidades esportivas, como futsal, futebol de campo, entre outras.

 

 

SERVIÇO:

 

Inauguração da Biblioteca Atleta Cidadão
Local: Centro de Convivência do Pici – Rua Alagoas, S/N, Pici (por trás da Cagece do Pici – Av. Carneiro de Mendonça, 1900)
Quando: 22/04/2015
Horário: das 9h às 10h30 (manhã) e das 15h às 16h30 (tarde)

 

 

Assessoria de Imprensa e Relações Públicas da Cagece
3101.1826 / 8878.8932

 

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898