Internos do IPPOO II recebem capacitação através do projeto Querer

4 de maio de 2015 - 12:37

A experiência bem sucedida de proporcionar capacitação e estimular o empreendedorismo às mulheres do presídio feminino leva o projeto Querer agora para uma unidade prisional masculina. A partir desta segunda-feira (4), 80 homens do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) começam a capacitação. O projeto é promovido pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

O primeiro curso capacitará, por meio do Senac, 20 homens como auxiliares de cabeleireiro. Ao mesmo tempo, essas pessoas participarão de palestras sobre empreendedorismo com técnicos do Sebrae.

 

“É sempre um desafio levarmos atividades e capacitação que incentivem a autonomia desses internos para que quando eles deixem a unidade prisional já possam ter uma alternativa imediata de emprego”, destaca a coordenadora de inclusão social do preso e do egresso, Cristiane Gadelha. Para o titular da Sejus, Hélio Leitão, o esforço de humanizar o sistema penitenciário passa obrigatoriamente pela oferta de oportunidades de trabalho e capacitação.

 

O projeto tem o objetivo de capacitar os internos para que ao saírem da unidade possam exercer uma profissão e obter um meio de sustento para sua família. Ao saírem da unidade, através da Coordenadoria de Inclusão Social ao Preso e Egresso (Cispe), o egresso entra em contato com o Sebrae e com o Banco do Nordeste para apresentar uma proposta de negócio e buscar uma consultoria e um financiamento para abrirem seu próprio empreendimento.

 

Atualmente 32 internas concluíram os cursos do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) e outras 80 cursam aulas de maquiadora, cabeleireira e depiladora.

 

 

04.05.2015

 

Assessoria de Comunicação da Sejus
Camille Soares (ascom.sejus@gmail.com / 85 3101.2862)

Gestor de Célula/Secretarias
Ciro Câmara (ciro.camara@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898