Governo do Estado estabelece o uso responsável de água e energia em seus órgãos e entidades

14 de maio de 2015 - 19:36

O Governo do Estado do Ceará publicou, nesta quarta-feira (13), em Diário Oficial do Estado (DOE), o Decreto Nº 31.723 que assegura as boas práticas de gestão e uso de água e energia elétrica nos órgãos e entidades da administração pública estadual. A medida tem como objetivo a adoção e disseminação de práticas que conduzam a uma utilização racional e eficiente destes bens e serviços, tendo como base a responsabilidade socioambiental na administração pública.  

 

O decreto considera o cenário de escassez hídrica dos rios e reservatórios de água do Estado, além da estiagem prolongada que tem gerado um impacto na segurança do abastecimento hídrico para a população. Como forma de minimizar os riscos de impactos severos decorrentes da escassez de água, foram destacadas medidas de médio e longo prazo, implementando ações de conscientização para o uso de água e energia de forma racional.

 

Entre as diversas ações realizadas para o controle do uso responsável de água e energia, estão, por exemplo, as de priorização de dispositivos hidráulicos que promovam o uso eficiente de água e reduzam o seu desperdício nos canteiros de obras de engenharia, como também a de substituição de torneiras com temporizador de ciclo de funcionamento.   

 

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) fica responsável pelo monitoramento do desempenho dos órgãos e entidades, comparando o consumo de cada trimestre do ano corrente com o mesmo trimestre do ano anterior. Para isso, serão feitas divulgações das práticas adotadas nos órgãos, com realização de campanha de conscientização  com servidores, colaboradores e usuários dos serviços do Estado.

 

Todas as medidas das boas práticas de gestão e uso de água e energia elétrica nos órgãos e entidades da administração pública estadual já podem ser conferidas neste link. 

 

 

14.05.2015

 
Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem
wilame.januario@casacivil.ce.gov.br

 
Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898