Projeto da Etice fomenta conhecimento de TIC no Estado

15 de junho de 2015

Há três anos a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) vem desenvolvendo projeto na área de geração de conhecimento de TIC no Estado. A Visita Técnica, nome dado a iniciativa da empresa, consiste em uma visita à Etice, realizada por alunos do ensino profissionalizante, técnico e universitário da rede estadual e federal de ensino, para apresentação dos negócios e da infraestrutura da empresa.

 

Na Visita, os alunos têm a oportunidade de conhecer o Data Center, onde estão armazenadas   informações do Governo do Estado, e a Torre de Rádio da Etice, responsável por prover sinal de internet para os clientes da empresa. Além de assistirem a uma palestra sobre o Cinturão Digital do Ceará (CDC), maior rede de cabos de fibra ópticas do Estado, ministrada pelo gerente do Escritório de Projetos da Etice, Sérgio Brito.

 

Segundo Sérgio, que ministra a palestra desde o início do projeto, a Visita Técnica é uma oportunidade para os alunos tomarem conhecimento de um dos maiores projetos já realizados pelo Governo do Estado, o CDC. “Nas visitas, explicamos para os alunos o que é o CDC, como começou e qual a expectativa de futuro dessa infraestrutura, além de falarmos como ele beneficia diretamente a população, conectando nossas escolas, universidades estaduais, federais e levando banda larga para 90% do território urbano”, explica.

 

Para o professor do curso Profissionalizante de Redes do Eixo Profissional do Ensino Médio Integrado – EMI da EEEP Rita Aguiar Barbosa – Itapipoca/CE, Francisco Leonardo de Souza, que participou, por duas vezes, de nossas Visitas Técnicas, elas servem como complemento ao ensino dado na sala de aula.

 

“A visita à Etice proporciona um conhecimento a mais para os nossos alunos, pois vislumbramos  na prática, aqui da empresa, tudo o que estudamos na sala de aula. E isso é algo que amplia a visão dos nossos alunos sobre a infraestrutura e o mercado de TIC em nosso estado”, comenta.

 

Alunos como Vanessa Kíssia, 14 anos, apaixonada por tecnologia e que sonha em fazer o curso de Tecnologia em Sistemas de Computação. Segundo ela, a Visita Técnica serviu para tomar conhecimento sobre o CDC. “Eu achei bem interessante a iniciativa do Governo do Estado em fazer com que o Ceará tivesse uma infraestrutura que possibilita a conectividade em todo o nosso território”, afirma.

 

De acordo com o presidente da Etice, Adalberto de Paula Pessoa, as visitas são importantes para que alunos e professores possam conhecer os serviços oferecidos pela empresa. “Com as visitas, buscamos divulgar os serviços oferecidos por nossa empresa e sensibilizar os gestores das prefeituras para a importância de se conectarem ao CDC, e, a partir daí, darem um melhor suporte  tecnológico para as suas escolas”, ressalta.

 

Os serviços oferecidos pela Etice às escolas municipais também abrangem as escolas estaduais. Estima-se que 282, das 700 escolas do Estado, estejam conectadas ao CDC.

 

 

Serviço

 

Visita Técnica

Mais informações: Assessoria de Comunicação/Imprensa da Etice

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará
Telefone: 3101.6607

 

 

15.06.205

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias
 

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
 (85) 3466.4898