Instituto Centec oferece programação educativa gratuita na Expocrato 2015

8 de julho de 2015 - 17:02

Tem início no dia 12 de julho, a 64ª edição da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato), o maior evento voltado à agropecuária do Nordeste. O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) participará da feira promovendo uma extensa programação educativa com oficinas, palestras e exposições durante toda a semana, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante. Professores e alunos da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, em Juazeiro do Norte, da Fatec Sertão Central, em Quixeramobim, e dos Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) nas cidades de Barbalha e Crato, estarão presentes durante todo o evento com demonstrações educativas em várias áreas do conhecimento, da culinária à indústria.

 

A Fatec Cariri realizará oficinas demonstrativas no stand do Centec com professores e alunos do Eixo Tecnológico da Indústria, de segunda à sexta (13 a 17 de julho), nos períodos da manhã e tarde. Alguns dos temas que serão abordados são: sustentabilidade e energias renováveis, apresentação prática de uma casa sustentável, a automação residencial no contexto da eficiência energética, dentre outros.

 

A Fatec Sertão Central realizará, na segunda-feira à noite, uma oficina de blocos multinutricionais, que é uma tecnologia simples que pode ajudar na sobrevivência dos animais durante o período de estiagem. O professor Rildson Fontenelle ensinará aos produtores a preparar um bloco de suplementação energética e proteica. A matéria-prima utilizada pode variar a depender do tipo de animal, mas, em geral, eles possuem em sua formação melaço, farelo de milho e de soja e sal mineral, dentre outros componentes.

 

Outro destaque da programação do Instituto Centec na Expocrato 2015 fica por conta do CVTEC Crato, cujo curso técnico de Cozinha já é reconhecido na região sul do Ceará. A unidade promove, nos dias 15 e 16 de julho, oficinas voltadas para o ensino de receitas da culinária regional, ministrada pelo coordenador da unidade, Sangielo Cruz. Na ocasião, serão apresentadas receitas de coquetéis tendo como base o caldo de cana e canapés preparados exclusivamente com produtos regionais. As oficinas foram planejadas, e serão executadas, com a participação dos alunos do curso técnico em Cozinha, nos turnos da tarde (15/07) e noite (16/07).

 

O CVTEC Barbalha, que oferece o curso técnico em Agricultura, realizará durante os dias 14 e 15 de julho, uma extensa programação de palestras técnicas e oficinas práticas que prometem abordar as questões ambientais inerentes às práticas agrícolas. A ideia é oferecer, aos produtores rurais do Cariri, conhecimentos sobre a cadeia produtiva do meio ambiente, contribuindo para a consolidação da agricultura familiar na região.

 

Os visitantes da Expocrato 2015 terão a oportunidade de saber mais sobre a utilização de defensivos agrícolas, irrigação de baixo custo no cultivo familiar, os impactos da agricultura e da pecuária no meio ambiente, produção agroecológica integrada e sustentável, dentre vários outros temas pertinentes. O stand do Instituto Centec na Expocrato conta ainda com exposições de produtos trazidos de suas unidades. A Fatec Sertão Central oferece degustação e comercialização de queijos, ricotas e doce de leite, tradicionais e com sabores diferenciados, produzidos por professores e alunos do curso superior de Tecnologia em Alimentos. Além disso, o professor Rildson realizará a exposição de uma caixa transparente de colmeia, tirando dúvidas dos visitantes sobre o ecossistema das abelhas. Já o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Centec, em Barreira, na macrorregião de Baturité, oferecerá aos visitantes a degustação de castanhas fabricadas na unidade. O CVT oferece cursos básicos e assistência técnica que contribuem para o fortalecimento da Cadeia Produtiva do Caju.

 

O CVTEC Barbalha fará a exposição e comercialização dos cultivos e produtos da unidade, como compostos orgânicos vegetais, mudas enxertadas, peixes ornamentais e tilápias e produtos agroindustrializados: cebolinha em pó, molho de alho, pimenta e licor de sabores diversos. Ocorrerá também a distribuição gratuita dos fascículos do Projeto “Formação para o Trabalho 2”, uma publicação da Fundação Demócrito Rocha em parceria com o Centec. Além dos tabloides, também foram produzidos vídeo-aulas e cadernos tecnológicos em variados temas de capacitação profissional. Alguns dos fascículos são: plantas medicinais, biodiesel, suinocultura, carcinicultura, produtor de acerola, banana, dentre outros. Todos os fascículos e vídeo-aulas estão disponíveis no site da Fundação em http://www.fdr.com.br/formacao/2014.

 

A programação completa do Instituto Centec na Expocrato de 2015 pode ser conferida em www.centec.org.br (segue abaixo). A abertura oficial do evento acontece no dia 12, com programação até o dia 19. Haverá ainda o show do cantor Roberto Carlos no dia 11, além de outras apresentações musicais no decorrer da feira. Outras informações, como preços de ingressos e shows, podem ser conferidas no site oficial do evento: www.expocratooficial.com.br.

 

O Instituto Centec é uma organização social que está presente em 43 municípios cearenses oferecendo cursos básicos, técnicos de nível médio, superiores tecnológicos e pós-graduação, por meio de parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), do Governo do Estado do Ceará.

 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

12 de Julho (DOMINGO)
20h – ABERTURA OFICIAL DA EXPOCRATO

 

13 de Julho (SEGUNDA)
Manhã – OFICINA: A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS ELETROPNEUMÁTICOS NO SETOR INDUSTRIAL
Tarde – OFICINA: A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS ELETROPNEUMÁTICOS NO SETOR INDUSTRIAL
Noite – OFICINA DE BLOCOS MULTINUTRICIONAIS

 

14 de Julho (TERÇA)
8h30 – ABERTURA DO COP – CIRCUITO DE OFICINAS E PALESTRAS DO CENTEC
9h – Palestra: Utilização de Defensivos Agrícolas na Agricultura
10h – Palestra: Irrigação de Baixo Custo na Agricultura Familiar
Manhã – OFICINA: SUSTENTABILIDADE E ENERGIAS RENOVÁVEIS
14h – OFICINA: Produção de Defensivos Agrícolas
15h30 – OFICINA: Produção de Composto Orgânico
Tarde – OFICINA: SUSTENTABILIDADE E ENERGIAS RENOVÁVEIS

 

15 de Julho (QUARTA)
8h30 – Palestra: Impactos da Agricultura no Meio Ambiente
9h30 – Palestra: Impactos da Pecuária no Meio Ambiente
10h40 – Palestra: Disponibilidade Hídrica na Bacia do Salgado
Manhã – OFICINA: A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS HIDRÁULICOS NOS SETOR INDUSTRIAL
14h – Oficina: Apresentação do Sistema PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável
15h30 – Encerramento do COP CVTEC BARBALHA
Tarde – OFICINA: A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS HIDRÁULICOS NOS SETOR INDUSTRIAL
Tarde – Oficina de culinária regional

 

16 de Julho (QUINTA)
Manhã – A IMPORTÂNCIA DA AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL NO CONTEXTO DA EFICIÊNCIA
ENERGÉTICA (SISTEMAS EMBARGADOS)
Tarde – A IMPORTÂNCIA DA AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL NO CONTEXTO DA EFICIÊNCIA
ENERGÉTICA (SISTEMAS EMBARGADOS)
Noite – Oficina de culinária regional

 

17 de julho (SEXTA)
Manhã – OFICINA: APRESENTAÇÃO PRÁTICA DE UMA CASA SUSTENTÁVEL
Tarde – OFICINA: APRESENTAÇÃO PRÁTICA DE UMA CASA SUSTENTÁVEL

 

12 a 19 de julho
Exposições diversas em stand

 

 

 

07.07.2015

 

Caroline Avendaño
Assessora de Imprensa do Instituto Centro de Ensino Tecnológico
85 3066.7030 | 99949.1534
carol@centec.org.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
85 3466.4898