#Cearáemférias: Para férias saudáveis, atualize vacinas de toda a família

10 de julho de 2015 - 20:02

 

rfamíliaDescanso, lazer ou viagem, as atividades próprias das férias são mais prazerosas e sem surpresas desagradáveis quando se está com a saúde em dia. Para evitar doenças e aumentar as chances de umas férias saudáveis, a dica da Secretaria da Saúde do Estado é que as famílias reservem um pouco do tempo disponível para atualizar o calendário de vacinação das crianças, dos jovens, das gestantes, dos adultos e dos idosos, para se proteger durante e depois das férias.

 

O calendário básico de vacinação brasileiro é definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e estabelece as vacinas consideradas de interesse prioritário para a saúde pública do país. Atualmente é constituído por 12 vacinas recomendadas à população, desde o nascimento até a velhice, oferecidas gratuitamente nas unidades básicas de saúde e nos postos de vacinação da rede pública.

 

Para quem vai viajar, a recomendação é agendar consulta Ambulatório de Medicina do Viajante do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ). A consulta médica avalia histórico de saúde da pessoa, levantando as doenças e infecções que já teve e as vacinas que tomou. Em seguida, investiga roteiro de viagem. Depois são feitos exames no laboratório do próprio hospital e, se necessário, é feita a prescrição de medicamentos. Ao chegar da viagem, é feita reavaliação. Se o viajante apresentar sintomas imediatamente após o retorno, isso pode indicar problemas relacionados ao destino escolhido. Nesse caso, receberá atendimento médico para avaliar o risco de contrair alguma infecção, como leishmaniose, hepatites, malária e dengue, dependendo do destino da viagem. O atendimento no Ambulatório de Medicina do Viajante acontece semanalmente, sempre às sextas-feiras, das 14 às 18 horas, e o agendamento é feito pelo telefone (85) 3101.2343.

 

Confira o calendário de vacinação da criança, do adolescente, da gestante, do adulto e do idoso:

 

 

CAL1 

 

 

CAL2

 

 

 

10.07.2015

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado
8733.8213/3101.5221
www.saude.ce.gov.br

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias
 

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
 (85) 3466.4898