Café da manhã saudável chama atenção da saúde do coração

14 de agosto de 2015 - 12:39

A Secretaria da Saúde do Estado e o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes aproveitam o dia do cardiologista, 14 de agosto, nesta sexta-feira, para orientar sobre os cuidados com a saúde do coração. Das 8 às 11 horas, na Praça dos Visitantes, na entrada do hospital, profissionais vão alertar sobre fatores de riscos para as doenças do coração e, mais importante, darão dicas de como manter o coração saudável a partir dos bons hábitos, como atividades físicas, alimentação saudável, não ao tabagismo, consumo moderado de sal e de álcool. Será servido um café da manhã saudável, somente com frutas.

 

As doenças do coração e vasos são as  mais prevalentes no mundo ocidental e atingem em torno de 30% da população, informa o chefe da Cardiologia do HM, Frederico Lima e Silva. “O coração é um órgão que funciona como uma bomba propulsora de sangue para os demais órgãos do corpo humano. Sua função é vital e as doenças cardíacas comprometem a circulação do sangue levando à isquemia (falta de sangue nos órgãos) que pode ser mortal em muitas situações. Por isso, sempre é hora de cuidar da saúde para não adquirir cardiopatias alerta”.

 

Para ter um coração saudável é preciso manter uma dieta equilibrada e procurar não ingerir alimentos que aumentam os níveis de colesterol, evitando assim, o acúmulo nas paredes das artérias do coração (coronárias), o que pode levar ao infarto agudo do miocárdio. “Praticar exercícios físicos leves a moderados, pelo menos três a quatro vezes por semana ajudam a baixar a pressão arterial e aumentar o limiar para o estresse. Também é importante controlar os níveis da pressão arterial, da diabetes e os níveis sanguíneos de colesterol e triglicerídeos e ainda evitar o estresse”, reforça Frederico Lima e Silva.

 

Referência nas áreas cardíaca e pulmonar, o Hospital de Messejana possui um quadro com 72 cardiologistas e uma equipe de saúde especializada em atender casos da área, incluindo enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e psicólogos. “O corpo clínico do HM é preparado e especializado no manuseio de pacientes cardiopatas clínicos e cirúrgicos, com profissionais especialistas, treinados nas mais diferentes áreas da cardiologia, o que traduz os bons resultados alcançados e a segurança que os pacientes referem ao serem tratados aqui”, comenta Frederico Lima Silva.

 

 

Quando procurar um cardiologia

 

Cansaço aos esforços, dor no peito após esforço físico são sintomas das doenças do coração. Outros sinais podem ser a tosse seca, a falta de ar ao deitar, síncope. Em pacientes assintomáticos é importante avaliar as condições cardiológicas precocemente, logo após os 30 anos, se houver hereditariedade (pais cardiopatas). Outros indivíduos podem aguardar mais um pouco até aos 40 anos.

 

Serviço: Ação de conscientização – Dia do Cardiologista
Local: Praça dos visitantes na entrada do Hospital de Messejana,
Rua Frei Cirilo, 3480, Messejana, de 8 às 11 horas

 

 

 

14.08.2015

 

Stella Magalhães
Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Telefone: (85) 3101-4092

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de  Imprensa – Casa Civil
85 3466-4898
giselle.dutra@casacivil.ce.gov.br