Oficina qualifica ações de imunização no Ceará

26 de agosto de 2015 - 17:31

Para atualizar os coordenadores de imunizações das 22 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) e dos municípios sedes das regiões de saúde do Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado está realizando nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27 de agosto, a primeira Oficina das Ações de Imunizações de 2015, das 8h30min às 17 horas, na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CEADIM/COASF), Avenida Washington Soares, 7605, Messejana. A oficina faz parte da estratégia de educação permanente para os profissionais de salas de vacinas, que também participam de treinamentos e encontros que objetivam assegurar o fluxo contínuo de informação sobre as ações de imunizações e vigilância epidemiológica, a fim de manter sob controle as doenças imunopreveníveis.

 

O calendário básico de vacinação brasileiro é definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e estabelece as vacinas consideradas de interesse prioritário para a saúde pública do país. Ao todo são 22 tipos de vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), contra mais de 40 tipos de doenças. Entre elas estão a paralisia infantil, sarampo, caxumba, rubéola, HPV, febre amarela, hepatite, meningite, entre outras doenças contagiosas. As vacinas recomendadas à população, desde o nascimento até a velhice, são oferecidas gratuitamente nas unidades básicas de saúde dos municípios e nos postos de vacinação da rede pública.

 

Importante na prevenção contra diversas doenças, a vacina estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos que destroem os micro-organismos invasores (bactérias ou vírus) tornando a pessoa, assim, imunizada. Cada faixa etária tem sua vacina específica e todas as vacinas, com exceção da Influenza, ficam disponíveis fora do período de campanhas.

 

A Oficina das Ações de Imunizações acontece em pleno período da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que prossegue até o dia 31 deste mês. Até a manhã de quarta-feira, dia 26, o Ceará estava com 58,30% da população de 570.452 crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos imunizadas contra a paralisia infantil, com 332.545 doses aplicadas. Já são 12 os municípios cumpriram e até superaram a meta de cobertura de 95% do público-alvo, estabelecida pelo Ministério da Saúde – Acaraú, Bela Cruz, Brejo Santo, Ererê, Forquilha, General Sampaio, Goaíras, Guaramiranga, Morrinhos, Santana do Acaraú, São João do Jaguaribe e Tejuçuoca. Outros 51 municípios estão com cobertura entre 80% e 94%.

 

Na Campanha Nacional de Multivacinação, que também prossegue até 31 de agosto, 99.700 crianças de 0 a 5 anos incompletos foram levadas aos postos de vacinação dos municípios para atualizar a caderneta de saúde da criança. Desse total, 55.312 foram vacinadas e receberam 78.972 doses das vacinas oferecidas – pentavalente, pneumocócica 10 valente, meningocócica conjugada C, tríplice viral, tetraviral, DTP, hepatite B e rotavírus. As vacinas protegem contra doenças como sarampo, rubéola, caxumba, catapora, difteria, tétano, coqueluche, meningite, entre outras. O objetivo da campanha é atualizar o esquema vacinal das crianças para melhorar a cobertura vacinal da população. Todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança estão disponíveis nos postos de saúde.

 

 

26.08.2015

 

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  (   selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

 

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de  Imprensa – Casa Civil
85 3466-4898