Jogos Escolares: atletas olímpicos realizam visita no Parque do Cocó

3 de setembro de 2015 - 21:28

Com objetivo de minimizar os impactos ambientais e garantir sua sustentabilidade, os Jogos Escolares da Juventude 2015 estão trabalhando com prioridade o eixo Sustentabilidade. Para isso, foi realizada a parceria entre o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma). Amanhã, dia 4/9, às 8h30min, alguns atletas visitarão o Parque do Cocó, com a finalidade de conhecer a biodiversidade do Parque através de trilhas guiadas por educadores ambientais. Idêntica ação ocorrerá no dia 9/09.

No início da trilha, serão plantadas mudas de espécies nativas do mangue (araticum-do-brejo). O plantio marca o início das 1.000 árvores a serem plantadas pela Sema e Seuma como forma de neutralizar a emissão de carbono gerado no evento. As próximas árvores serão plantadas ao longo do ano nas Unidades de Conservação do Estado, assim como na cidade de Fortaleza.

Dentre as ações planejadas estão a capacitação dos colaboradores do evento, coleta e destinação correta dos resíduos gerados, intervenções artísticas junto aos atletas, visitas ao Parque do Cocó e plantio de árvores nativas.

SAIBA MAIS
Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005.

Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.

A competição já revelou vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Na delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos Londres 2012, nada menos do que 17 atletas do Time Brasil já haviam passado pela competição estudantil. O evento foi o responsável pelo surgimento de atletas como as finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo, do semifinalista Leonardo de Deus, da natação, além do jogador de basquete Raulzinho, atualmente na NBA.

A etapa de Fortaleza ocorre no período de 03 a 12 de setembro, e participarão cerca de 6.000 atletas com idade entre 12 e 14 anos de todos os estados e do DF.

03.09.2015

Elizabeth Rebouças
Assessora de imprensa da Secretaria do Meio Ambiente
85 3101.1235 | 98848.2022
elizabeth.reboucas@conpam.ce.gov.br
Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ (85) 3466.4898