Atletas olímpicos visitam o Parque do Cocó nesta quarta (09)

8 de setembro de 2015 - 17:02

Uma nova ação de plantio simbólico de mudas ocorrerá no Parque do Cocó, visando neutralizar o carbono emitido durante a realização dos Jogos Escolares Fortaleza 2015. Será na manhã desta quarta-feira, 9 de setembro. Agora, com os Embaixadores (atletas olímpicos brasileiros) das modalidades coletivas: Basquete, futsal, handebol e vôlei. Devem acompanhar a segunda metade do evento: Josuel Santos (basquete), Franklin Roosevelt Bueres Junior (futsal), Deborah Hannah (handebol) e Hélia Rogerio de Souza Pinto – Fofão (vôlei). Além deles, dois atletas de cada um dos 26 estados participantes e ainda estudantes da rede pública de ensino local participarão da ação ecológica organizada pelo Comitê Olímpico, Secretaria do Meio Ambiente(Sema)do Estado do Ceará e a de Fortaleza (Seuma). A primeira atividade ocorreu na quarta-feira, dia 4, com as equipes das modalidades individuais.

 

Na ocasião, os participantes farão o plantio das mudas e em seguida percorrerão uma trilha guiada que tem o objetivo de contribuir com o processo de formação dos estudantes/atletas através da apresentação das espécies nativas e suas funções ecológicas, bem como suas propriedades medicinais e alimentares, trazendo assim para os jovens a discussão ambiental.

 

Serão plantadas mudas de araticum-do-brejo (Annona glabra), uma espécie frutífera encontrada em terras úmidas de diversos países, da Argentina ao sul dos Estados Unidos, e pertence à mesma família da graviola e da fruta-do-conde.

 

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, considera importante este gesto para que se valorize não somente o Parque Ecológico, mas também para conscientização dos jovens brasileiros. “Acho muito importante que a juventude do Brasil inteiro, representados por esses estudantes dos Jogos Escolares, venha ao Parque do Cocó e, sobretudo em uma atitude cidadã, faça o plantio de árvores para que nós diminuamos a quantidade de carbono na atmosfera. Temos aqui neste parque – o ‘pulmão’ da nossa capital – um local de encontro, educação ambiental, pesquisa, esporte e lazer. Por isso, estamos reformando para que ele também seja um local de cultura, adequando para que até o fim deste ano possamos concluir a sua regulamentação”, destacou.

 

Após Fortaleza, será realizada a etapa nacional para jovens de 15 a 17 anos, em Londrina (PR), no mês de novembro.

 

 

08.09.2015

 

Elizabeth Rebouças
Assessora de imprensa da Secretaria do Meio Ambiente
85 3101.1235 | 98848.2022
elizabeth.reboucas@conpam.ce.gov.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
85 3466.4898