CGE participa de Portfólio 2015 de Boas Práticas de Controle Interno do Conaci

11 de setembro de 2015 - 12:29

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) lançou, durante a 11ª edição do Encontro Nacional de Controle Interno, o Portfólio 2015 de Boas Práticas de Controle Interno. A publicação é uma compilação de 46 experiências e iniciativas bem-sucedidas de órgãos de controle interno de oito estados, duas capitais e da União. A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) contribuiu com os projetos de Controle Interno Preventivo, Sistema Estadual de Acesso à Informação e o Projeto de Educação Social “Caminhos da Cidadania” para representar as práticas executadas no Ceará.

 

O secretário da CGE, Flávio Jucá, ressalta que os projetos apresentados no portfólio do Conaci servirão de inspiração para outras instituições e controladorias do país. “São ações que se destacaram pelos bons resultados obtidos e que podem ser desenvolvidas por outros órgãos interessados em aplicar estas boas práticas”, pontuou.

 

“Estamos muito bem representados no livro, com projetos que demonstram que a CGE tem o compromisso em se consolidar como uma instituição que se preocupa em desenvolver e disseminar estas boas práticas. São projetos que se alinham com a missão do órgão de assegurar a adequada aplicação dos recursos públicos, contribuindo para uma gestão ética e transparente e para oferta dos serviços públicos com qualidade”, concluiu.

 

Saiba Mais

O Controle Interno Preventivo consiste numa metodologia de controle baseada no gerenciamento dos riscos identificados nos processos organizacionais, com vistas à eficiência e à regularidade da gestão. Tal mecanismo de controle é executado por meio do mapeamento, validação, implantação e monitoramento de processos, com foco em riscos.

 

O Sistema Estadual de Acesso à Informação foi criado para dar o acesso às informações produzidas ou custodiadas pelo Poder Executivo do Estado do Ceará, a partir das diretrizes da Lei Nacional de Acesso à Informação, disponibilizando à população uma estrutura que possibilite o registro de uma solicitação de informação e o recebimento de uma resposta clara, objetiva e tempestiva.

 

O Projeto de Educação Social “Caminhos da Cidadania” é uma iniciativa da CGE, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), com o intuito de promover a capacitação dos alunos do ensino médio de escolas estaduais para o desenvolvimento da consciência cidadã e despertar o interesse pela utilização das ferramentas que possibilitam o exercício do Controle Social.

 

icon Guia de Boas Práticas de Controle Interno – Portfólio 2015

 

 

11.09.2015

 

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Vandecy Dourado – Assessor de Comunicação ( vandecy.dourado@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade ( camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

 

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

 

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898