Cogerh toma medidas internas contra o desperdício de água

16 de setembro de 2015 - 14:54

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) vem tomando medidas internas para diminuir o uso da água, diante da atual situação hídrica na qual se encontra o estado do Ceará. Antes, o que eram tanques com fontes tornou-se um lindo jardim. Torneiras temporizadoras nos banheiros e descargas ecologicamente corretas já fazem parte do uso responsável de água na Companhia.

 

Atividades lúdicas, palestras, bandeirolas fixadas nos monitores da Cogerh, banner e cartazes com informações sobre o uso responsável da água têm sido elaborados, integrando e orientando os colaboradores para essa nova realidade. Afinal, este ano de 2015 é o quarto ano consecutivo de seca, com precipitações abaixo da média histórica que refletem em uma menor recarga de água dos açudes.

 

O volume de água no Ceará, atualmente, consta de 3,07 bilhões de m³ (16,36%), de uma capacidade de 18,79 bilhões de m³. O Poder Público está fazendo diversas ações para garantir o abastecimento das populações, mas, nada disto é suficiente se o cidadão não fizer a sua parte.

 

 

Para evitar o desperdício de água, seguem algumas atitudes que podem ser tomadas por todos os usuários e que são fundamentais para minimizar a sua falta:

a) Evite lavar carros e motos com mangueira;

b) Lavar calçadas então nem pensar, reduza ou evite a aguação de jardins e quintais;

c) Torne o banho mais curto e feche o registro ao usar sabonete ou shampoo e reutilize a água do banho para descargas;

d) Não abra as torneiras na capacidade máxima e as feche bem, quando finalizar o uso;

e)Verifique todas as suas torneiras e instalações hidráulicas para identificar e retirar os vazamentos que, além do desperdício, podem causar grande elevação do valor da conta de água e consequentemente de energia elétrica;

f) Habitue-se a só usar a máquina de lavar roupas na carga máxima e reutilize a segunda água;

g) Enquanto escovar os dentes e fazer a barba, deixe a torneira fechada;

h) Reduza a renovação de água nas piscinas e faça o possível para reutilizar águas usadas para a descarga de sanitários ou para aguar plantas.

Lembre-se: A água desperdiçada vai fazer falta a você mesmo. Sabendo usar, não vai faltar.

 

 

16.09.2015

 

Rafaele Esmeraldo Menezes
Assessora de Imprensa da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
85 3218.7020 | 99694.6541
rafaele.esmeraldo@cogerh.com.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil