Secult apresenta programação especial alusiva ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

22 de setembro de 2015 - 19:16

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará apresenta, de 22 a 26 de setembro, uma programação especial da Semana de Acessibilidade Cultural, alusiva ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Todas as atividades que integram a programação serão gratuitas e fazem parte de uma série de ações implementadas pela nova assessoria, criada na gestão do governador Camilo Santana, a Assessoria de Afirmação, Cidadania e Diversidade Cultural.

 

Estas ações relacionadas à população que historicamente sofreu violência, foi discriminada e privada dos direitos culturais, o caso da população com deficiência, será sediada em equipamentos culturais do Estado como o Theatro José de Alencar, o Cineteatro São Luiz, o Teatro Carlos Câmara, a Biblioteca Pública do Estado do Ceará e o Museu Sacro e promoverão a reflexão e busca por novos caminhos para a inclusão social e pela democratização do acesso à cultura.

 

Os interessados podem conferir a programação alusiva ao Dia da Pessoa com Deficiência, de terça a sábado desta semana. As atividades contarão com a presença de intérpretes ou audiodescritores e ainda monitores. As instituições que trabalham com pessoas com deficiência podem agendar participação nas ações com a Assessoria de Afirmação, Cidadania e Diversidade Cultural, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através do tel: 3101.6759.

 

Esta programação da Secult visa ampliar a acessibilidade cultural em nosso Estado, possibilitando o teatro, a literatura e a música acessíveis. “É a primeira de uma série de atividades que retornam ou que iniciam nos equipamentos culturais, a exemplo do Teatro Carlos Câmara que, desde agosto, realiza na primeira sexta-feira de cada mês apresentações teatrais com tradução em LIBRAS e, do Theatro José de Alencar, que já realizou a visita guiada com intérpretes e, neste dia, retoma a ação.

 

Acessibilidade permanente

Outros equipamentos da Secult oferecem, permanentemente, ações de acessibilidade, tais como o Museu Sacro São José de Ribamar, situado no belo sítio histórico próximo à Igreja São José de Ribamar, em Aquiraz, aberto de terça a sábado, com um dos mais importantes acervos sacros do país, e o melhor: com vários recursos de acessibilidade. A Biblioteca Pública do Estado do Ceará também oferece as exposições com informações em braille e, possui ainda um setor braille, com impressora própria e diversos livros adaptados.

 

Cinema e acessibilidade

Integrando a programação desta semana, o São Luiz, cineteatro reaberto em 2015, ofertará sessões gratuitas de curtas metragens que abordam a temática. Além disso, o Cineteatro recebe o show com o músico, tecladista, arranjador, compositor e cantor, Davi Valente, que desde 1995 realiza apresentações em Fortaleza. Tocando teclado com os pés, devido a uma deficiência física congênita que o impede de usar as mãos, o artista completa 20 anos de carreira, mostrando que para a arte não há limites.

 

Leitura Trilíngue

Em comemoração aos 150 anos da publicação da primeira edição de uma das obras literárias cearenses mais conhecidas no mundo inteiro, “Iracema”, de José de Alencar, será realizada no sábado, dia 26 de setembro, a partir das 9h, uma leitura dramática “Trilíngue” dos três primeiros capítulos de “Iracema” nos seguintes formatos: impresso em tinta, transcrito para o sistema Braille e traduzido para a LIBRAS.

 

Dados sobre deficiência

De acordo com o censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas que declarou ter alguma deficiência severa foi de 17,7 milhões, o que corresponde a 6,7% da população. Já o percentual de brasileiro que declarou ter algum tipo de deficiência pulou de 14,3% em 2000, para 23,9% em 2012.

 

O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes

 

Instituído pelo movimento social durante Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais, o 21 de setembro foi escolhido como Dia de Luta das Pessoas Deficientes pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

Esta data é comemorada e lembrada todos os anos, desde então, em todos os estados.

 

 

:: Confira a programação dos Equipamentos da Secult alusivas ao Dia

 

 

22/09

 

[TEATRO] 15h – Visita guiada ao Theatro José de Alencar com audiodescrição

Visita guiada ao Theatro José de Alencar (TJA) com descrição verbal e oral das informações que são apreendidas visualmente durante a visitação a um dos principais monumentos históricos e considerado maior referência cultural do Ceará, contemplando ainda a pintura que ornamenta o teto da sala de espetáculos.

 

 

24/09

 

[CINEMA] 12h30 – CAFÉ COM CURTAS ESPECIAL (Entrada Franca)

GAROTO BARBA (Direção: Christopher Faust. 2010. 14min. Classificação Indicativa: Livre)

 

Sinopse: Fábula sobre uma criança que, devido a uma rara doença, tem barba. Felipe gosta de ser como é, mas se sente deslocado porque as outras pessoas costumam olhar para ele de forma diferente. Quando seus pais resolvem submetê-lo a uma moderna cirurgia de remoção de pêlos, será preciso que o garoto tome uma decisão drástica, que mostrará a seus pais e a cidade inteira que às vezes vale a pena lutar pelo o que se realmente é.

 

ESCUTE… (Direção: Manoela Meyer. Brasil. 2015. 25min. Classificação Indicativa: Livre)

 

Sinopse: Documentário sobre pessoas com deficiência visual a respeito de estética, imaginação e sentimentos de cinema. [CINEMA] 14h –  CINEMA E ACESSIBILIDADE (Entrada Franca)

 

COLEGAS (Direção: Marcelo Galvão. 2012. 103 min. Classificação Indicativa: 10 anos)

 

Sinopse: Colegas é uma divertida comédia que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema. Um dia, inspirados pelo filme Thelma & Louise, eles resolvem fugir no Karmann-Ghia do jardineiro (Lima Duarte) em busca de seus sonhos: Stalone quer ver o mar, Marcio quer voar e Aninha busca um marido pra se casar. Eles partem do interior de São Paulo rumo à Buenos Aires. Nessa viagem, enquanto experimentam o sabor da liberdade, envolvem-se em inúmeras aventuras e confusões como se a vida não passasse de uma eterna brincadeira.

 
[MÚSICA] 18h –  Show do músico Davi Valente  (Entrada Franca)
Release: Davi Valente é tecladista, arranjador, compositor e cantor, e desde 1995 realiza apresentações em Fortaleza. Ele também toca teclado com os pés, devido a uma deficiência física congênita que o impede de usar as mãos. Em 2015 ele completa 20 anos de carreira.

 

 

25/09

 

[TEATRO CARLOS CÂMARA] 19h – TEATRO ACESSÍVEL COM TRADUÇÃO EM LIBRAS

Espetáculo “Balões Eu te Amo”, do CANGAIAS COLETIVO TEATRAL

 

 

26/09

 

[LITERATURA] LEITURA COMPARTILHADA – TRILÍNGUE

Em comemoração aos 150 anos da publicação da primeira edição de uma das obras literárias cearenses mais conhecidas no mundo inteiro, “Iracema”, de José de Alencar, será realizada uma leitura dramática de seus três primeiros capítulos nos seguintes formatos: impresso em tinta, transcrito para o sistema Braille e traduzido para a LIBRAS.

 

 

 

:: SERVIÇO

 

Programação alusiva ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência – Secult

De 22 a 26 de setembro

Assessoria de Afirmação, Cidadania e Diversidade Cultural: Klístenes Braga

 

 

 

 

 

22.09.2015

 

 

Coordenação de  Comunicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
85 3101.6761 / 85 8699-6524 – Dalwton Moura / secultmkt@gmail.com

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

 

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de  Imprensa – Casa Civil