Enem 2015: Escolas estaduais intensificam aprendizagem e incentivo 1 mês antes do Exame

24 de setembro de 2015 - 16:24

Faltando 30 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio 2015, as escolas da rede estadual dão continuidade às ações previstas pelo Projeto “Enem Chego Junto, Chego bem” destinadas aos alunos que farão o Exame. De janeiro até agora, quatro das seis etapas previstas já foram desenvolvidas. Estão assegurados os documentos (identidade e CPF) dos alunos do 2º e 3º ano para inscrição e continuam as atividades de motivação e preparação dos estudantes. As próximas serão o Dia E, com apoio, transporte e alimentação nas datas do Exame, dias 24 e 25 de outubro, além do ingresso dos alunos em uma universidade.

O diretor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Jenny Gomes, Marcos Bezerra, destaca que esse é o momento de motivar. “Como gestor, temos que manter os alunos com autoestima elevada para comparecer e fazer boas provas” – ressalta. Nestes últimos dias, a escola localizada em Fortaleza se prepara para realizar o JG Night, uma programação que vira a noite e reúne diversão e aprendizagem. Marcos atribui os bons resultados de participação de seus alunos ao movimento positivo feito na escola. “No ano passado, 91,3% compareceram ao Exame, enquanto em 2008, esse número era de 34%.

Nas últimas semanas que antecedem o Enem, os professores da Escola Jenny Gomes desenvolvem suas estratégias. Regina Amada Almeida, da disciplina de Química, faz uma revisão dos exames anteriores. “Resolvo questões das Provas de 2010 a 2014. “Reservo uma semana para cada ano sejam questões por mim escolhidas ou pelos meus alunos” – explica. Engrácia Benevides, da disciplina de História, seleciona os conteúdos mais relevantes. “Contextualizo os assuntos que mais estão em evidência na mídia somado à resolução de questões passadas”. Marcos Roberto Amância Pascoal, da disciplina de Física, acrescenta o debate sobre temas da atualidade e sua relevância com a Física.

Enem STDSNa Escola Estadual de Educação Profissional Adelino Cunha Alcântara, localizada em São Gonçalo do Amarante, foi colocada em prática uma ação para incentivar a leitura. A ideia partiu dos coordenadores do Laboratório Escolar de Informática, Jorge Luis e Davi Lima, e ganhou o nome de “Projeto Vocabulando ENEM”. Funciona a partir de vocábulos extraídos das edições anteriores do Exame, que poucos alunos sabem o significado. O trabalho acontece através de debates. “Com o projeto, a EEEP quer fortalecer a preparação dos alunos para o ingresso no tão sonhado curso da universidade, disse o professor Davi Lima.

Em Mauriti, a Escola Estadual de Educação Profisisonal (EEEP) Padre João Bosco de Lima, neste mês de setembro, já promoveu palestras para os seus 432 estudantes. A professora de Biologia, Ana Narah, articulou a presença do acadêmico em Medicina Alexandre Ferreira que abordou o tema Enem e Saúde, além de Doenças virais, bacterianas e protozoárias. Os alunos aprovaram. “A palestra foi ótima porque a gente passa a focar no conhecimento e não em decorar as coisas”, conta o estudante Fabrício Furtado, da 2ª Série. Houve ainda uma apresentação teatral que representou de modo sério, mas divertido, a importância de se fazer o Exame. Já o farmacêutico Sidney Pereira falou sobre as doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs, para os estudantes das 1ª séries. A palestra foi articulada pelo coordenador escolar, Simplicio Ferreira.

A EEEP Padre João Bosco de Lima, de Mauriti, ficou em primeiro lugar no ranking das melhores escolas públicas do Brasil, considerando a permanência dos alunos durante o Ensino Médio, o porte da escola e o indicador socioeconômico. Os dados são relativos aos resultados do Enem 2014, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira (INEP), em agosto passado.

Ainda de acordo com o estudo, na classificação geral, a EEEP Adriano Nobre, localizada no município de Itapajé, foi a instituição pública mais bem colocada no Estado.

Nos últimos anos, o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação, tem intensificado a política de valorização do protagonismo juvenil, fornecendo as condições necessárias para que os jovens estudantes das escolas públicas cearenses tenham igual oportunidade de acesso ao mundo do trabalho e à educação superior. Para isso, tem sido decisiva a colaboração dos municípios.

Números sobre a participação
Em 2014, os resultados desse esforço ficaram bem mais claros com a inscrição de 197.814 estudantes da 2ª e 3ª série do Ensino Médio no Exame, o que corresponde a 97% da matrícula nestas duas séries. Esses números demonstram o crescimento de 8% em relação ao ano de 2013. Considerando os dados divulgados pelo INEP, relativos aos alunos da 3ª série do Ensino Médio, as escolas estaduais cearenses obtiveram 79% de participação válida, ou seja, a presença de 76.297 candidatos nos dois dias de prova. Isso garantiu ao nosso estado a segunda melhor colocação em taxa de participação do país, ficando atrás apenas do Espírito Santo.

Este trabalho envolve, entre outros aspectos, a elevação do número de documentos de identidade e CPF emitidos para os candidatos, o fortalecimento da preparação de professores e alunos para as provas e as condições de hospedagem e transporte dos alunos para os locais do exame. A crescente participação dos alunos das escolas estaduais no Enem, para o estado do Ceará, vem representando o grande aumento nas expectativas de sucesso acadêmico e profissional, e expressam o valor que o povo cearense atribui à melhoria da qualidade de vida pela educação.

É possível verificar que houve uma evolução no ingresso de alunos da nossa rede pública no Ensino Superior, por meio do SISU. Em 2007, 707 alunos foram aprovados para faculdades públicas. Esse número passou para 3.105 em 2014. Já a entrada na universidade pública ou particular através de vestibular ou do ProUNi saiu de 4.787 naquele ano e alcançou, em 2014, 11.403 alunos.

24.09.2015

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