Dia Mundial do Coração tem atividades de orientação e prevenção

28 de setembro de 2015 - 12:50

As doenças cardiovasculares afetam anualmente, no Brasil, cerca de 17,1 milhões de vidas. O país registra mais de 300 mil mortes por ano decorrentes dessas doenças, que podem se manifestar principalmente como infartos, derrames e mortes súbitas. Nesta terça-feira, 29 de setembro, Dia Mundial do Coração, a Secretaria da Saúde do Estado levará à população serviços para orientar e prevenir as doenças cardiovasculares. O público poderá verificar a pressão arterial, fazer teste de glicemia, medir o índice de massa corporal (IMC) e se informar sobre alimentação saudável, das 14 às 18 horas, no Shopping Benfica, Avenida Carapinima, 2200.

 

Dos 11 fatores de risco para as doenças cardiovasculares, apenas três não podem ser controlados pela própria pessoa – hereditariedade, idade e gênero (masculino ou feminino). Por outro lado, o tabagismo, colesterol alterado, hipertensão arterial, sedentarismo, sobrepeso ou obesidade, elevada circunferência abdominal, diabetes e alimentação inadequada são fatores de risco que podem ser controlados com ajuda dos profissionais de saúde ou com simples mudança de hábitos.

 

De acordo com o Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), Fortaleza tem 56% da sua população maior de 18 anos com excesso de peso, 19% com obesidade, 30,1% que costumam consumir carnes com excesso de gordura,  7.2% de fumantes, 21,3% com diagnóstico médico de hipertensão arterial, 7,5% com diabetes, 19,2% fisicamente inativos e 38% que praticam o recomendado de atividade física no tempo livre.

 

Para prevenir o surgimento de doenças cardíacas, é necessário adotar hábitos e prevenir riscos, como controlar o colesterol sanguíneo, prevenir e controlar o diabetes, prevenir e controlar a hipertensão (pressão alta), não fumar, ingerir álcool com moderação, manter um peso saudável, praticar exercícios físicos regularmente e adotar uma dieta saudável.

 

 

28.09.2015

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898