Sesa orienta sobre envelhecimento saudável no Dia do Idoso

30 de setembro de 2015 - 18:01

A expectativa de vida do brasileiro ao nascer aumentou 12,3 anos entre 1980 e 2013, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), passando de 62,6 para 74,9 anos. Cada vez mais homens e mulheres de todas as idades precisam aprender a envelhecer de forma saudável. E é com o propósito de orientar a população que a Secretaria da Saúde do Estado vai ao Shopping Benfica nesta quinta-feira, 1º de outubro, Dia Nacional do Idoso, para levar serviços e informações, das 14 às 18 horas, sobre alimentação saudável, prevenção de quedas, Mal de Alzheimer e disfagia. As pessoas vivem mais em razão de melhorias na nutrição, nas condições sanitárias, nos avanços da medicina, nos cuidados com a saúde, no ensino e no bem-estar econômico, reconhece o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). No Brasil, a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa tem entre suas diretrizes o envelhecimento ativo e saudável e a atenção integral e integrada à saúde dos idosos.

 

Além da vacinação contra a gripe, realizada anualmente e que tem as pessoas idosas entre os grupos prioritários para imunização, várias ações são desenvolvidas na área da saúde voltadas para a atenção ao idoso. Nos meses de junho e julho deste ano, o curso  “Geriatria para o clínico”, realizado pela Secretaria da Saúde do Estado, capacitou 50 médicos de diferentes regiões e municípios do Ceará. O curso tem diferentes objetivos. Um deles é o fortalecimento da rede de atendimento. Outro é a implementação das linhas de cuidado. Redução do risco de adoecimento, ações para promoção da independência e autonomia, atenção qualificada às grandes síndromes geriátricas, orientação aos cuidadores familiares e cuidadores formais, promoção de solidariedade intergerencial e bom trato na comunidade são também importantes objetivos do curso.

 

Profissionais qualificados em envelhecimento e saúde da pessoa idosa podem contribuir para proporcionar o acesso ao atendimento clínico adequado, reduzir tempo de espera dos ambulatórios e dos hospitais e ainda promover cidadania aos idosos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. Em 21 de setembro, a Secretaria da Saúde do Estado encerrou o Curso de Cuidadores de Idosos, que capacitou 45 pessoas para exercerem funções de cuidador de idosos em domicílios, hospitais, centros de referências, entre outras modalidades de atenção ao idoso. O Ceará tem atualmente 7,4% da sua população composta de pessoas com 65 anos ou mais de idade, o equivalente a cerca de 661 mil habitantes.

 

 

Alzheimer

 

Na rede pública estadual de saúde, os ambulatórios de Geriatria/Alzheimer do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) fazem atendimento médico de pessoas com Alzheimer, com dispensação de medicamentos. O SUS disponibiliza vários medicamentos capazes de retardar o processo da doença e minimizar os distúrbios de humor e comportamento que surgem. O objetivo do tratamento medicamentoso é propiciar a estabilização do comprometimento cognitivo, do comportamento e da realização das atividades da vida diária (ou modificar as manifestações da doença), com um mínimo de efeitos adversos. No Ceará, cerca de 70 mil pessoas sofrem de demência e em torno de 5 mil são diagnosticadas com Alzheimer.

 

A família deve ficar atenta a alguns sintomas e sinais, como o decréscimo de qualquer capacidade da pessoa, seja memória, dificuldade de realizar tarefas complexas, nomear coisas, problemas de linguagem. Na fase inicial da doença, o paciente pode ser lembrado de informações importantes e ter o suporte da família. Na fase moderada, tem uma dependência maior da família e, às vezes, existe mudança do comportamento. Na fase mais grave, tem dificuldade para realizar funções básicas, como urinar, dificuldade para engolir e até agressividade. A fase mais grave dura, em média, oito anos.

 

30.09.2015

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

 

Gisele Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898