Etice recebe visita de alunos da EEEP Adelino Cunha

14 de outubro de 2015 - 15:46

Na manhã desta quarta-feira (14), a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) recebeu em sua sede, uma turma de 35 alunos do quarto semestre do curso Técnico de Informática da Escola Estadual de Educação Profissional – Adelino Cunha Alcântara. Na visita, os estudantes do Ensino Médio do curso técnico em informática, puderam observar na prática o funcionamento de uma empresa de TI e do Cinturão Digital do Ceará (CDC), maior rede de fibras ópticas do estado, que foi apresentado ao grupo em palestra ministrada pelo coordenador do Escritório de Gerenciamento de Projetos (ESPRO) do CDC, Sérgio Brito.

 

Segundo Sérgio, que ministra a palestra desde o início do projeto, a Visita Técnica é uma oportunidade para os alunos tomarem conhecimento de um dos maiores projetos já realizados pelo Governo do Estado, o CDC. “Nas visitas, explicamos para os alunos o que é o CDC, como começou e qual a expectativa de futuro dessa infraestrutura, além de falarmos como ele beneficia diretamente a população, conectando nossas escolas, universidades estaduais, federais e levando banda larga para 90% do território urbano”, explica.

 

Além de entenderem o funcionamento do CDC, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Data Center Estadual, que hospeda servidores, softwares e dados de várias secretarias e órgãos públicos do Estado, observar como é feito o monitoramento do CDC e de presenciar a antena de rádio da empresa, uma das responsáveis por transmitir Internet em Fortaleza.

 

De acordo com o professor e coordenador técnico de Informática e Redes de Computadores da escola, Heden Silva, a visita técnica serviu para os alunos observarem como funciona na prática o conteúdo ministrado em sala de aula. “Expomos aos alunos na sala de aula o conteúdo teórico, mas tudo permanece muito distante da realidade. Na Etice, temos a oportunidade de mostrar para eles como funciona os servidores, o CDC, onde são utilizadas as fibras ópticas. Tudo isso é muito enriquecedor para a carreira dos alunos”, explica Heden. A visita técnica contribui para enriquecer a formação profissional dos estudantes. “A visita à Etice serviu para os alunos terem o primeiro contato com uma empresa de TI, expandindo o horizonte deles para esse grande mercado”, declara Silva.

 

Para o professor de informática, Anderson, a visita foi importante para os alunos poderem conhecer a estrutura de uma empresa como a Etice e de projetos como o CDC. “Os cursos técnicos necessitam de uma integração maior entre empresas e escolas profissionalizantes, já que apenas o conhecimento teórico não forma bons profissionais para o mercado de trabalho. E foi essa integração entre a teoria e a realidade de uma empresa de TI que tivemos aqui na Etice”, declara.

 

Para o aluno José Vagner, a visita permitiu-lhe conhecer um pouco mais da sua futura área de atuação profissional. “Eu pude observar na prática como funciona uma empresa de TI e gostei muito do que vi na Etice, das instalações tecnológicas e do clima de trabalho”. Para a aluna Ester, 16, a visita técnica serviu para tomar conhecimento sobre o CDC. “Eu achei bem interessante a iniciativa do Governo do Estado em fazer com que o Ceará tivesse uma infraestrutura que possibilita a conectividade em todo o nosso território”, afirma.

 

De acordo com o presidente da Etice, Adalberto de Paula Pessoa, as visitas são importantes para que alunos e professores possam conhecer os serviços oferecidos pela empresa. “Com as visitas, buscamos divulgar os serviços oferecidos por nossa empresa e sensibilizar os gestores das prefeituras para a importância de se conectarem ao CDC, e, a partir daí, darem um melhor suporte  tecnológico para as suas escolas”, ressalta.

 

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará vem contribuindo de forma massiva para que a internet esteja cada vez mais presente nos municípios do interior, aumentando a oportunidade desses alunos ampliarem seus conhecimentos, com uma internet rápida e atual, no mesmo nível de qualidade encontrado nas grandes metrópoles.

 

 

Saiba Mais:

 

Há quatro anos a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) vem desenvolvendo projeto na área de geração de conhecimento de TIC no Estado. A Visita Técnica, nome dado à iniciativa da empresa, consiste em uma visita à Etice, realizada por alunos do ensino profissionalizante, técnico e universitário da rede estadual e federal de ensino, para apresentação dos negócios e da infraestrutura da empresa.

 

Serviço

Visita Técnica

Assessoria de Comunicação/Imprensa da Etice

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará
Telefone: 3101.6607

 

 

14.10.2015

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

 

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de  Imprensa – Casa Civil