Ciência e Tecnologia no CE: Porto Iracema das Artes forma primeira turma do curso de jogos eletrônicos em novembro

16 de outubro de 2015 - 19:07

Nesta sexta-feira (16), comemora-se o dia da Ciência e Tecnologia. O Governo do Estado inicia a serie sobre a tecnologia a serviço do cidadão com o nascimento de uma nova profissão no Ceará: a de gamer.

No mundo dos games, é possível controlar personagens dentro de um universo fantasioso e viver várias aventuras. Agora, já imaginou a possibilidade de criar esse próprio mundo imaginário? No Ceará, isso já está se tornando realidade, pois a primeira turma do curso de Animação Gráfica para Jogos Eletrônicos, da escola Porto Iracema das Artes, vinculada ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, forma-se no mês de novembro, impulsionando o sonho de jovens e inserindo-os em um mercado de trabalho novo e promissor.

 

Um dos concludentes é Lucas Pena, 22 anos, que disse ter encontrado a sua vocação. “Eu já trabalhei em outras áreas, fui eletricista, assistente R151006 1a TURMA DE GAMERS PORTO IRACEMA QN 1363administrativo, mas quando entrei na Porto Iracema e conheci o curso de jogos, acabei descobrindo o que queria fazer e cada vez mais aumentava em mim essa vontade de fazer jogos. Sabe quando você descobre a sua paixão? Foi assim com os games e é isso que eu quero levar para a vida. A Porto está deixando a sua marca pois, se antes você procurasse esse tipo de curso pelo Nordeste, você encontrava uns dois ou três, e de dois anos para cá isso foi crescendo muito”, aponta.

 

Segundo Lucas, a diversidade de conhecimentos foi um dos fatores que mais atraiu a sua atenção. “Eu recomendo o curso não só para quem gosta de games, pois vemos disciplinas com profissionais que trabalham em áreas diferentes, como empreendedorismo, marketing, programação, um leque de pessoas que, independente do rumo que você levar, você vai aprender muito com elas. Sem dúvida abriu uma porta para quem quer desenvolver qualquer tipo de trabalho”, diz.

 

R151006 1a TURMA DE GAMERS PORTO IRACEMA QN 1361Quem também encontrou no curso uma oportunidade de reinvenção da própria vida foi Wilson Teixeira, de 32 anos. “Eu sou uma daquelas pessoas que resolveu abandonar tudo em função da arte. Sou graduado em Publicidade e Propaganda, tenho especialização em Design Gráfico, trabalhei em empresas públicas e privadas, e estava entediado. Vi na Porto Iracema uma oportunidade de voltar à sala de aula para retomar disciplinas que eu achava escassas no meu repertório e ele se encaixou perfeitamente.

 

Agora, Wilson vê um futuro promissor na área de games. “Hoje muitas pessoas não têm oportunidade de estar em uma sala de aula como essa, temos equipamentos top de linha e de graça. Quem puder agarrar essa chance, é de grande importância para o crescimento profissional. Espero estar desenvolvendo projetos dentro de jogos, se não na minha própria empresa, participando de grandes projetos de empresas pelo mundo”.

 

R151006 1a TURMA DE GAMERS PORTO IRACEMA QN 1367Para a formanda Denise Bargos, 24 anos, foi gratificante ter acesso a esse tipo de aprendizado. “A Porto Iracema tem nos incentivado bastante não só para a criação de jogos, mas para a arte, como a dança, o teatro, eles nos estimulam a fazer um projeto e seguir trabalhando nele. Eu diria que foi um presente do Estado, pois muitas pessoas têm vontade de fazer esse curso mas não tem condição financeira. Ele deu essa oportunidade de fazer um curso que é um sonho, que é difícil de encontrar, e atendeu às nossas expectativas”, comenta.

 

O curso

Um total de 17 alunos que começaram o curso técnico em 2013, paralelo à criação da escola, vão receber o tão sonhado diploma. O objetivo é qualificar e habilitar profissionais em nível técnico para o exercício da função de técnico em computação gráfica, segundo as bases tecnológicas, competências e habilidades sugeridas pelos referenciais curriculares nacionais de educação profissional, área de computação gráfica, subárea de informação e comunicação. Como trabalho final, eles apresentam um projeto de um jogo com temática regional, desde o roteiro, orçamento e desenvolvimento em si. O curso é totalmente gratuito.

 

R151006 1a TURMA DE GAMERS PORTO IRACEMA QN 1356O coordenador do Curso de Animação Gráfica para Jogos Eletrônicos, Lima Júnior, explica que se trata de algo inovador dentro do mercado nacional. “O mercado de games no Brasil ainda está engatinhando se compararmos com os grandes centros, como os Estados Unidos e o Japão. É um curso de formação de jovens com uma visão de mercado. O quadro no Ceará ainda é verde como em todo o país, temos alguns expoentes, empresas que começaram a surgir, mas depois do Porto Iracema tenho certeza que muitas irão surgir. A primeira turma é sempre a mais complicada, tudo novo, e posso dizer desde já que eles são vencedores. Eles saem daqui não só com o diploma, mas com uma experiência de vida enriquecedora”.

 

Porto Iracema das Artes

O Porto Iracema das Artes, inaugurado em 29 de agosto de 2013, é uma escola de formação e criação cultural, ligada ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), em Fortaleza.

 

O espaço tem como objetivo funcionar como um fértil porto de experiências estéticas, um ancoradouro de ideias e pensamento, um lugar de trocas e de partilhas simbólicas. Uma Escola de Formação e Criação de Cultura, que desenvolve processos formativos com vistas a formar uma geração de jovens criadores, nos diversos campos das artes. Um lugar de reflexão. Um espaço de cultura, no sentido mais plural do termo, no sentido da invenção poética, daquela que lança mão dos saberes para construir novas formas de vida.

 

Fotos: Queiroz Netto

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da Escola Porto Iracema das Artes
Ana Alice Nogueira
(85) 3219.5842

 

 

16.10.2015

 

Thiago Sampaio
Repórter/Célula de Reportagem

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

 

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de  Imprensa – Casa Civil